Plano de prevenção à violência nas escolas tem aval da Comissão de Finanças |
-
Mauro Maciel
A Reciclus é uma entidade sem fins lucrativos responsável pela logística reversa de lâmpadas no Brasil. Ela possui 3.633 pontos de coleta, um deles em Lages, na EVM Eletricidade, Avenida Presidente Vargas, Bairro Coral. É importante reciclar, porque principalmente as lâmpadas mais antigas podem conter mercúrio ou outros metais pesados que são extremamente nocivos ao meio ambiente.
Sandra Valim, da EVM, explica que o cliente traz a lâmpada queimada até a loja e realiza o descarte na lixeira da Reciclus. “É bom ressaltar que não são descartadas apenas lâmpadas, painéis de LED também. Após o descarte, uma vez por semana, a Reciclus vem até a loja e busca as lâmpadas que foram descartadas, levando elas para um processo de reciclagem que torna úteis os materiais que foram utilizados para a construção da lâmpada.” Assim, o que seria jogado fora para o processo de biodegradação, é reutilizado em novas lâmpadas, o que evita a produção de mais lixo e, consequentemente, o aumento da poluição, tendo em mente que os materiais que eram utilizados em lâmpadas antigamente, muitas vezes eram tóxicos.
Reciclus
A Reciclus surgiu a partir da assinatura da Lei PNRS e de um Acordo Setorial para implementação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas que contêm Mercúrio em sua composição.
O Acordo prevê a redução na geração de resíduos, tendo como proposta, melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e promover o aumento da reciclagem e economia circular.
Logística Reversa
Tão importante quanto focar nas vendas da sua empresa é focar no pós-venda, uma vez que clientes satisfeitos tendem a comprar novamente e ainda indicar a sua marca para outras pessoas.
A logística reversa tem tudo a ver com esse processo e é uma prática obrigatória prevista pela lei número 12.305, instituída em 2010 com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O modelo se refere ao processo de retorno de mercadorias para o fabricante ou para a loja que vendeu o produto. Desta forma, a loja e o fabricante são responsáveis em recolher embalagens vazias e no caso em questão, lâmpadas queimadas que podem ser recicladas.
Deixe seu comentário