logo RCN
Parceria Ambiental

50 anos do Centro Agroveterinários

Nesta semana, o Centro Agroveterinário - CAV, pertencente à Universidade Para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - Udesc, comemorou o seu primeiro cinquentenário de existência. Instituição valiosa que muito tem contribuído para o desenvolvimento de Santa Catarina e do Brasil, através do oferecimento de cursos e da formação profissional de qualidade indiscutível. Ali estive entre os anos de 1984 a 1989 cursando Engenharia Agronômica, profissão a qual exerço até os dias atuais.

 

HISTÓRIA

Em janeiro de 1963, o então governador Celso Ramos manifesta a intenção de criar os cursos de Agronomia e Veterinária em Lages. Em 1969, o prefeito de Lages, Áureo Vidal Ramos, nomeou uma comissão formada por Ledo Barreto, Walter Hoeschl Neto, Rheno Rogério Vieira, Júlio César Malinverni e Suria Shedid para elaborar um estudo sobre a possibilidade da implantação dos dois cursos. Em 12 de dezembro de 1972, o Conselho Estadual de Educação criou o curso de Medicina Veterinária e, em março de 1973, iniciavam as atividades da Escola Superior de Medicina Veterinária da Udesc.

 Em 1978, foi retomado o estudo para a criação do curso de Agronomia e em 27 de setembro de 1979 foi conseguida a autorização do presidente da República, João Baptista Figueiredo. Em março de 1980, ingressava a primeira turma, aprovada no vestibular de janeiro. Em junho de 1983, o governador Esperidião Amin inaugurou as instalações do curso de Agronomia, com mais de quatro mil metros quadrados,  em 17 de abril de 1980 foi criado o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

 

EVOLUÇÃO PROFISSIONAL 

Em 25 de abril de 2004, foi autorizado o funcionamento do curso de Engenharia Florestal. Em 13 de setembro de 2007, foi criado o curso de Engenharia Ambiental, que iniciou as aulas em agosto de 2008. Após uma reforma curricular, no primeiro semestre de 2016, o curso passou a ser denominado Engenharia Ambiental e Sanitária.

Hoje, funcionam além dos cursos de graduação citados, os cursos de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Ciência Animal, Ciência do Solo, Ciências Ambientais, Engenharia Florestal e Produção Vegetal. A Udesc Lages conta com mais de 1,8 mil alunos e oferece infraestrutura com diversos prédios.

 

RECONHECIMENTO PESSOAL

Deixo aqui minha homenagem a todos os professores que contribuíram ativamente na minha formação pessoal, em especial meu reconhecimento aos professores: Reno Rogério Vieira; Walter Hoeschl Neto; Flávio Krebs Ramos; Marcio Camargo Costa; Antonio Rogério de Macedo; Ênio Araújo Bianchini e Mauro Nerbass.

 

PARCERIA AMBIENTAL: VALORIZANDO A EDUCAÇÃO REGIONAL


OAB alerta para golpe contra aposentados Anterior

OAB alerta para golpe contra aposentados

Lâmpadas podem ser descartadas de forma correta Próximo

Lâmpadas podem ser descartadas de forma correta

Deixe seu comentário