<
logo RCN

Inaugurado Museu da Guarda Nacional e do Tropeireirmo

"Este museu representa o resgate da nossa história, do tropeirismo e mostra a importância dos nossos antepassados na construção do nosso Estado". A declaração é do superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, ao participar na tarde desta quinta-feira (24), da inauguração do Museu da Guarda Nacional e do Tropeireirmo, na Chácara Bom Jesus.

Alunos do 8° Ano do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, foram os grandes convidados do evento. Eles foram recepcionados pelo proprietário do Museu, o pecuarista Eliziário Vieira. Os convidados conheceram também, o fogo de chão da chácara, numa alusão ao cotidiano dos tropeiros e integrantes da Guarda Nacional.

Além de livros e fotografias históricas, o museu da Guarda Nacional e do Tropeireirmo possui em seu acerto, peças como lanças da Guerra dos Farrapos, espadas, uniformes, montarias, bandeira e objetos diversos, que relembram dos combates dos antepassados.

Para comemorar a inauguração do Museu, foi servido um café de tropeiro, feito pelo proprietário do acervo. Depois de fervida a água na chuculatera no fogo de chão, foi adicionado o café em pó e colocado um pau de tição em brasa para decantar o café na chuculatera. Como acompanhamento, ainda foi servido bolo frito na gamela, como nos tempos de antigamente.


Sílvio Dagoberto Orsatto é eleito desembargador do Tribunal de Justiça Anterior

Sílvio Dagoberto Orsatto é eleito desembargador do Tribunal de Justiça

Parlamento Europeu condena ação militar russa na Ucrânia Próximo

Parlamento Europeu condena ação militar russa na Ucrânia

Deixe seu comentário