<
logo RCN

Conventinho: Depois do muro, prioridade é a cobertura

  • Mauro Maciel

Feito com tijolos à vista, o processo de restauração do muro do Convento Franciscano, na Rua Lauro Müller, em Lages, está em fase final. Com mais de um século de existência, a estrutura apresentava fissuras, rachaduras e entortou, ameaçando a segurança de pedestres e veículos estacionados. Os tijolos foram desmontados um a um e reassentados. Resta ainda a finalização da casa de força, um dos principais pontos do muro, que é tombado como patrimônio histórico. Depois dessa etapa, a prioridade será conseguir recursos para a reforma da cobertura do mausoléu de Frei Rogério, da grutinha e do convento que abriga os frades.

A parte frontal, em frente ao convento, era fechada por uma cerca de ferro e como não era tombada foi substituída por um muro de vidro com estruturas em alumínio. O projeto foi aprovado pela Fundação Cultural de Lages e também pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O Colégio Bom Jesus Diocesano absorveu todo o custo com projeto e execução da obra.

A revitalização do muro atende, inclusive, pedido da Defesa Civil que alertava para o risco de queda da estrutura. " A restauração do conventinho está em andamento. Cabe a nós, agora, somente acompanhar para que o processo esteja correndo dentro do aprovado pela FCC," explica Gilberto Ronconi, superintendente da Fundação Cultural de Lages.

Ronconi comenta também que a reforma do telhado já foi autorizada e que frei Marcelo Romani estaria em busca dos recursos necessários. Em março, o frei que responde pela administração do convento, estimava o custo em R$ 80 mil. É que são vários pontos de infiltração, exigindo uma reforma completa da cobertura.


Patrimônio

Além das estruturas físicas, quadros antigos, imagens e livros também precisam ser preservados. Integrantes da comunidade, chamados de amigos do asilo, já fizeram um levantamento prévio que apontou a necessidade de R $ 70 mil para a realização do projeto de restauro e R $ 2 milhões para a execução das obras. Construída há cerca de 130 anos, uma primeira estrutura de convento, que deu nome ao local, foi incorporada ao Colégio Bom Jesus Diocesano e já foi totalmente restaurada. A utilizada pelos frades, atualmente, completou um século em 2016.

Publicado edital do programa da rede estadual para bolsas de estudos Anterior

Publicado edital do programa da rede estadual para bolsas de estudos

Luciane Albino é eleita a nova presidente do bairro Passo Fundo em Lages Próximo

Luciane Albino é eleita a nova presidente do bairro Passo Fundo em Lages

Deixe seu comentário