<
logo RCN

Catarinense toma posse em Brasília como vice-presidente da OAB Nacional

  • Divulgação CFOAB

O catarinense Rafael Horn tomou posse, na noite desta terça-feira (15/2) como vice-presidente da OAB Nacional, um cargo inédito para a advocacia do Estado. Ex-presidente da OAB/SC na gestão 2019/2021, ele representa o Estado no Conselho Federal da OAB após quase 30 anos sem que um catarinense ocupasse um dos cargos da diretoria nacional, que agora é conduzida, na presidência, pelo advogado amazonense Beto Simonetti. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Conselho Federal da OAB no YouTube.

A posse em Brasília foi prestigiada por uma grande comitiva de lideranças da advocacia do Estado, tendo à frente a sua sucessora na Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio. "Sua gestão moderna, conectada com as mudanças, inovadora e inclusiva na OAB/SC tornou-se exemplo entre as Seccionais do País. O Rafael Horn também tirou do papel o discurso da inclusividade e pôs em prática a tão sonhada paridade de gênero na OAB, abrindo caminhos que me posicionaram na missão de seguir representando a advocacia catarinense", destaca Cláudia.

"Serão três anos desafiadores sob a liderança de Beto Simonetti. Enfrentaremos questões como mercado de trabalho e necessidade de valorização da advocacia brasileira. Ela precisa ser apoiada pela instituição que a representa na defesa de suas prerrogativas em todos os rincões do País, ter valorizadas a defesa dos seus honorários e a importância de uma remuneração digna. Essas lutas terão pleno apoio da diretoria do Conselho Federal. Precisamos modernizar a OAB e conectá-la com a advocacia para que advogadas e advogados tenham um senso de pertencimento. Isso é muito importante, porque ter uma advocacia valorizada é ter uma sociedade valorizada", afirma Horn.


Posse mostra força e prestígio da maior entidade de classe

A posse festiva da nova gestão da OAB Nacional também foi uma demonstração da força e prestígio da advocacia, que tem a maior entidade de classe do País, reunindo 1,2 milhão de profissionais, e também da credibilidade desta nova diretoria. Entre as dezenas de autoridades presentes, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça, Luiz Fux, outros oito ministros do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além de representantes de todos os poderes e órgãos institucionais. Entre as bandeiras da nova gestão estão o diálogo com a advocacia e a manutenção de uma OAB apartidária.


TRAJETÓRIA: conselheiro federal eleito por Santa Catarina em 2021, Horn foi eleito em janeiro como vice-presidente Nacional da OAB. Na OAB/SC, já exerceu os cargos de secretário-geral (2007/2009), tesoureiro (2016/2018) e a presidência da Seccional (2019/2021), além de já ter sido eleito conselheiro federal por Santa Catarina (2010/2013). No fim do ano passado, encerrou uma gestão considerada inovadora mesmo tendo enfrentado os efeitos da pandemia, e elegeu Cláudia a sua sucessora, sendo a primeira mulher a assumir a presidência da OAB/SC em 89 anos de existência da instituição, após uma vitória com vantagem de quase 4.500 votos sobre o segundo colocado e com repercussão nacional.


A nova diretoria do CFOAB

Presidente: José Alberto Simonetti, atual secretário-geral do CFOAB

Vice-presidente: Rafael Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/SC

Secretária-geral: Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo

Secretária-geral adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte

Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/MT

Tribunal de Justiça de Santa Catarina empossará três novos desembargadores nesta sexta Anterior

Tribunal de Justiça de Santa Catarina empossará três novos desembargadores nesta sexta

Acidente com veículo do Exército deixa dois mortos, em Blumenau Próximo

Acidente com veículo do Exército deixa dois mortos, em Blumenau

Deixe seu comentário