Polícias Civil e Militar realizam operação contra organização criminosa |
“O maior desafio de um pacto de desenvolvimento é a percepção do setor público, das instituições de ensino superior, digo a academia, da iniciativa privada e das lideranças políticas e empresariais, de que elas podem unir propósitos comuns para o bem do interesse coletivo”. A declaração é do ex-prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, que palestrou no encontro da manhã dessa quinta-feira, no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil).
O evento com cerca de 200 pessoas foi uma das etapas do Masterplan, sob responsabilidade da Associação dos Municípios da Serra Catarinense – Amures, dentro do Pacto pela Aceleração Territorial. O plano terá etapas de curto, médio e longo prazo, com foco no desenvolvimento territorial integrado, alinhado a programas de investimento público e privado para promover crescimento econômico, humano e social da região.
Para o presidente da Amures e prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, o Masterplan terá o desafio de criar mecanismos de cooperação, integrando os municípios num plano diretor integrado da região. “Daí a importância de Lages como município polo, para juntos planejarmos o futuro da Serra Catarinense para os próximos anos, tento o apoio do governo do Estado nesse processo”, declarou Ostetto.
O encontro dessa quinta-feira teve o objetivo de sensibilizar as lideranças e entidades para o engajamento em torno do Pacto pela Aceleração Territorial. Em sua manifestação, Nelson Marchezan Júnior elogiou a inciativa da Serra Catarinense e enfatizou que se as lideranças não se motivarem, não haverá pacto. “Tivemos essa experiência no Pacto Alegre e trouxemos nossos cases para ajudar vocês dentro de uma realidade local. Vocês estão de parabéns por despertar para esse macroprojeto”, citou.
Marchezan relatou como Porto Alegre definiu uma metodologia de ações, identificou desafios e discutiu soluções de forma coletiva para promover transformações por meio de compromissos coletivos com divisão de responsabilidades. E advertiu as lideranças da Serra Catarinense sobre pontos positivos e negativos na implementação de um pacto de desenvolvimento territorial.
Também se manifestaram no evento, o coordenador do Fórum das Entidades Empresariais, Jeferson de Oliveira; coordenador do Pacto pela Aceleração Territorial da Serra Catarinense, Fabiano Ventura; e a prefeita de Lages, Carmen Zanotto. Eles ainda participaram no início da tarde de uma entrevista na Rádio Clube de Lages, onde reiteraram os compromissos com o Pacto pela Aceleração Territorial da Serra Catarinense.
Fotos: Onéris Lopes/Amures
Deixe seu comentário