logo RCN
Lages

Estudantes poderão assistir sessão de julgamento da 1ª Câmara Civil do TJ na Uniplac

O Poder Judiciário de Justiça de Santa Catarina fará uma sessão extraordinária de julgamento da 1ª Câmara de Direito Civil na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages, na quinta-feira (14).

O ato presencial físico, fora das dependências do Tribunal, foi autorizado pelo presidente da Corte, desembargador Francisco Oliveira Neto.

O juiz-auxiliar da presidência, Rafael Maas dos Anjos, considera a relevância desta parceria entre a Justiça catarinense e a Universidade.

“A aproximação entre a instituição de ensino superior e o Poder Judiciário pavimenta um caminho de importância ímpar, possibilitando o compartilhamento da prática forense perante a comunidade acadêmica e, sobretudo, a qualificação da atividade jurisdicional por meio do rigor científico e filosófico inerentes à academia”.

A 1ª Câmara Civil tem realizado sessões de julgamento fora do âmbito do Tribunal como forma de aproximar a justiça da comunidade e acadêmicos do curso de Direito, permitindo que estes testemunhem diretamente o funcionamento do sistema legal, a sistemática dos órgãos julgadores, os serviços prestados pelos Desembargadores, Procuradores de Justiça e advogados, ainda o trabalho exercido pela assessoria e servidores”, explica o desembargador Flávio André Paz de Brum, presidente daquele órgão julgador.

"Essas sessões", acrescenta o magistrado, "contribuem significativamente para a transparência do processo judicial, além de aumentarem a compreensão e a confiança da comunidade no sistema de justiça".

Para este dia foram pautados 40 processos das comarcas de Lages, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Curitibanos, Otacílio Costa, Urubici e Santa Cecília.

O órgão colegiado, presidido pelo desembargador Flavio Paz de Brum, é composto, ainda, pelos magistrados Raulino Jacó Bruning, Silvio Dagoberto Orsatto e Edir Josias Silveira Beck.

Também estarão presentes um procurador ou procuradora de Justiça, representando o Ministério Público, além dos advogados das partes envolvidas nos processos em julgamento.

Toda estrutura de equipamentos e pessoal será transferida para o auditório do Centro de Ciências Jurídicas da universidade. A Uniplac disponibilizará a estrutura física e alguns funcionários para receber e auxiliar na organização do evento que há muitos anos não ocorria em suas dependências.

O objetivo desta parceria, frisa o coordenador do curso de Direito, professor Gerson Palma Arruda, é proporcionar aos estudantes uma experiência prática no sistema judiciário.

“A iniciativa visa enriquecer o aprendizado teórico com vivências reais, especialmente para os alunos a partir da 7ª fase”. Essa oportunidade faz parte de uma série de atividades programadas pela instituição para o início do ano letivo de 2024.

Em razão da limitação do espaço físico, somado à liturgia que envolve os julgamentos dos processos em grau de recurso, será permitido o acesso de 150 alunos do curso de Direito da Uniplac, mediante inscrição na coordenação e entrega de um comprovante de inscrição.

A oportunidade será oferecida, primeiramente, aos alunos que estejam cursando a partir da 7ª fase. “Estes estudantes já tiveram ou estão tendo aulas de recurso do processo civil, o que lhes permitirá compreender o julgamento, somado a possibilidade de aprimorar toda a teoria ensinada em sala de aula”, explica o coordenador. Se houver vagas remanescentes será liberado para os alunos das demais fases do curso que tiverem interesse.


Comarca de Lages arrecada mais de 260 livros para auxiliar na ressocialização de jovens Anterior

Comarca de Lages arrecada mais de 260 livros para auxiliar na ressocialização de jovens

Iniciada a instalação de guard rail em trecho final da avenida Carahá Próximo

Iniciada a instalação de guard rail em trecho final da avenida Carahá

Deixe seu comentário