Além dos Kits, Secretaria da Educação realizou entrega de cem abafadores de ruído para crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
No dia 28 de abril celebra-se o Dia Mundial da Educação. A data foi instituída no Fórum Mundial da Educação em Dakar, no ano 2000, quando líderes de 164 países, incluindo o Brasil, firmaram compromissos para a educação mundial.
Neste dia significativo, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação iniciou a entrega de 15 mil kits de material escolar às crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação.
Durante a cerimônia, realizada na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Fausta Rath, a Secretaria também entregou, de maneira simbólica, 100 abafadores de ruído para crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os abafadores têm o objetivo de oferecer conforto e reduzir estímulos sonoros, colaborando para criar um ambiente seguro e tranquilo.
Os kits de material escolar foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria Municipal da Educação. Um investimento de mais de R$ 900 mil.
São cinco tipos distintos de kits, adaptados à necessidade de cada etapa e módulo da Educação Básica: Infantil – Pré-Escolar; Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais; e Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Prefeitura de Lages adquiriu mais de 15 mil kits de materiais escolares por meio da adesão, na condição de “carona”, à ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), respeitando os limites de valor e quantidade estabelecidos pelo órgão federal.
É importante esclarecer que, neste modelo de aquisição, o FNDE, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apenas disponibiliza a ata - resultado de uma licitação nacional - com o objetivo de facilitar a compra de materiais por estados e municípios.
No entanto, o pagamento dos kits é de responsabilidade exclusiva do ente que adere à ata. No caso do Município, a aquisição foi custeada com recursos do salário-educação, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SMEL), sem transferência direta de verbas específicas do MEC ou do FNDE.
Material adequado à necessidade
Os kits da Educação Infantil, por exemplo, contêm itens como massa de modelar, pincel nº 8 e tinta guache. Já os kits do Ensino Fundamental - Anos Finais contêm esquadros de 45° e 60° e transferidor de 180°.
Alguns dos itens comuns a todos os kits são caderno, lápis grafite, apontador, borracha e canetas esferográficas de cores azul, preta e vermelha.
A prefeita Carmen Zanotto enfatizou a qualidade dos materiais e zelo com o dinheiro público na sua aquisição. “A Secretaria da Educação tem feito uma verdadeira revolução neste começo de ano letivo.
Os kits contêm todos os itens necessários para que nossas crianças e estudantes possam utilizar na sua rotina escolar. Materiais de qualidade, comprados com recursos próprios. Nós só conseguiremos nos desenvolver plenamente, quando tivermos uma educação municipal forte, robusta”, ressalta a prefeita Carmen.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, ressaltou o significado da entrega dos kits e abafadores na data simbólica de 28 de abril.
“No dia Mundial da Educação, iniciamos a entrega… É mais uma etapa cumprida no nosso compromisso de oferecer uma educação pública municipal de qualidade. Ao oferecer materiais escolares de qualidade, estamos criando um ambiente propício para que nossas crianças e estudantes possam se desenvolver integralmente, com mais autonomia e eficiência, o que vai se refletir diretamente no sucesso educacional.”
A pequena Ana Luiza Velho, de oito anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, aprovou os kits de material escolar. “São muito bonitos, vão me ajudar bastante nas aulas.”
Fotos: Nilton Wolff / PML
Deixe seu comentário