<
Serviço de Apadrinhamento

"Acalento" realiza chamada pública, em Lages, na quinta-feira

Evento marca nova etapa do programa com respaldo de lei municipal e faz chamamento para novas inscrições para padrinhos afetivos, provedores e prestadores de serviço. MPSC acompanhou todo o processo por meio de procedimento administrativo.

Impulsionado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Serviço de Apadrinhamento "Acalento" do Município de Lages realizará chamada pública para a inscrição de pessoas que queiram se tornar padrinhos afetivos. Será nesta quinta-feira (25), às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). 

Os interessados serão inscritos e, após, capacitados por uma equipe técnica e por outros profissionais. O ato marcará o início de uma nova etapa do instituto, que agora tem respaldo legal para funcionamento pleno - o "Acalento" já vinha funcionando como programa em Lages, mas agora virou lei. 

De acordo com a Prefeitura de Lages, a chamada pública é uma porta aberta para pessoas da sociedade civil interessadas em se tornar padrinhos afetivos, prestadores de serviço ou provedores. No evento serão esclarecidas dúvidas e os interessados poderão se inscrever formalmente. 

O Promotor de Justiça Giancarlo Rosa Oliveira estará presente. A Promotoria de Infância e Juventude da comarca acompanhou todo o processo por meio de um procedimento administrativo.

Instaurado em outubro de 2022, o procedimento buscou garantir o cumprimento da lei e permitir que outras crianças e adolescentes acolhidos tenham a oportunidade de ser apadrinhados enquanto esperam por famílias substitutas ou pelo retorno às famílias naturais. 

Apadrinhamento 

Existem três tipos de padrinhos: o afetivo, que visita regularmente a criança ou o adolescente que mora em um serviço de acolhimento, buscando-o para passar fins de semana, feriados ou até férias escolares em sua companhia; o provedor, que dá suporte material ou financeiro à criança ou ao adolescente, seja com a doação de materiais ou com o patrocínio de recursos para atividades de lazer, esporte, saúde e educação ou para melhorias dos espaços físicos de acolhimento; e o prestador de serviço, que coloca seu trabalho à disposição dos acolhidos. 

Polícia Civil prende mulher suspeita de assassinar idosa em Lages Anterior

Polícia Civil prende mulher suspeita de assassinar idosa em Lages

Lages se prepara para mais uma Edição do Piquenique da Sustentabilidade Próximo

Lages se prepara para mais uma Edição do Piquenique da Sustentabilidade

Deixe seu comentário