<
logo RCN
Fiesc

Simmmel Mulheres é lançado para fortalecer liderança feminina na indústria

Uma iniciativa inovadora que pretende ampliar a participação feminina na indústria da Serra Catarinense e impulsionar mulheres para cargos estratégicos de liderança foi lançada oficialmente na segunda-feira (24), em Lages.

O evento ocorreu na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages e Mesorregião Serrana (Simmmel), entidade filiada à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

O encontro reuniu mulheres líderes empresariais, representantes de entidades de classe e profissionais de diversos segmentos industriais para reforçar a importância da presença feminina em um mercado tradicionalmente masculino.

De iniciativa do setor metalmecânico, reconhecido pela predominância masculina nas funções, o projeto nasce com o objetivo claro de fomentar o protagonismo feminino em áreas estratégicas, contribuindo para transformar o cenário atual e gerar mais equilíbrio na gestão das organizações.

O presidente do Simmmel, Eliel Burigo Borges, destacou durante o lançamento que o projeto não busca separar os gêneros, mas sim promover a união para o fortalecimento do setor.

“Nosso propósito não é separar os homens das mulheres, mas uni-los. Temos uma classe trabalhadora feminina que precisa ser mais incluída no processo produtivo e de liderança. Há muito trabalho a ser realizado e muito potencial para ser desenvolvido pelas mulheres”, afirmou.

Conforme dados apresentados pelo presidente, em Santa Catarina as mulheres representam atualmente 33% da mão de obra industrial, um índice significativo, porém com espaço expressivo para crescimento.

"Este cenário reforça a importância de projetos como o Simmmel Mulheres, que podem ampliar o espaço ocupado pelas mulheres no mercado industrial catarinense, especialmente em cargos de liderança", enfatizou.

A coordenadora Gilvana Ribeiro, sócia-proprietária da GTS Group, conduzirá as próximas etapas do Simmmel Mulheres. Durante sua fala, ela reforçou o caráter colaborativo e transformador da iniciativa.

"Estamos aqui para construir um projeto sólido e duradouro. Nós, mulheres, somos tão capazes quanto qualquer homem nas fábricas e empresas. Este é o momento de vencer os receios, assumir nosso protagonismo e transformar vidas, começando pelas nossas próprias, alcançando as empresas e beneficiando toda a sociedade."

Uma das ações do lançamento foi um painel composto por mulheres empreendedoras e empresárias, que compartilharam suas experiências e desafios profissionais.

Participaram da conversa Mayara Munaretto (Mundu Laser), Daniela Tealdi Ghiggi (advogada), Andrea Rosa (Minusa S.A.), Gilvana Ribeiro (GTS Group) e Ana Carolina de Lima (especialista em oratória). Elas relataram como descobriram seu potencial, ultrapassaram obstáculos e conquistaram posições de destaque no mercado.

A iniciativa conta com a parceria do Sebrae/SC, por meio do projeto Sebrae Delas, voltado ao empreendedorismo feminino. A coordenadora de projetos e negócios, Mariana Bonella Cunha, destacou a importância da presença feminina em papéis estratégicos e garantiu apoio ativo da entidade ao desenvolvimento do projeto em suas próximas etapas.

A iniciativa pretende estimular a valorização da mulher, transformando o futuro do mercado de trabalho com maior diversidade, inclusão e eficiência em todos os níveis produtivos e gerenciais.

Corte do orçamento federal para infraestrutura frustra Santa Catarina Anterior

Corte do orçamento federal para infraestrutura frustra Santa Catarina

Produção de soja na Serra Catarinense deve crescer 28% este ano Próximo

Produção de soja na Serra Catarinense deve crescer 28% este ano

Deixe seu comentário