Adolescente catarinense prodígio conquista vaga e bolsa em Harvard |
As comemorações da Páscoa, que envolvem a morte e ressurreição de Jesus Cristo, maior símbolo de amor e união já conhecido pela humanidade, serão no dia 20 de abril.
Tradicionalmente, em Lages, há décadas o Morro da Santa Cruz, no Bairro Morro Grande, concentra a energia e a fé de milhares de fiéis.
É comum presenciar pessoas subindo os 513 degraus da Escadaria Frei Silvério Weber de joelhos, acompanhando as 14 Estações da Paixão de Cristo e o caminho da Santa Cruz para admirá-la e honrá-la, acender velas, assistir às missas da capela e às encenações da Paixão e Morte de Jesus.
No município mais populoso da Serra, estimam-se que 80 mil fiéis, entre lageanos e turistas, passem pelo local.Em 2025, a Semana Santa de Lages, um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil, completa 25 anos.
Serão oito dias de programação, iniciando pelo Domingo de Ramos, em 13 de abril, passando pelos dias 14, 15, 16, 17, Sexta-feira Santa (18), Sábado Santo - de Aleluia (19) e Domingo de Páscoa (20).
Neste ano, haverá feriado nacional expandido, de 18 a 21 de abril, pois segunda-feira será dia alusivo ao mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes.
Na sexta-feira serão duas apresentações: às 9h30min na primeira encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, repetindo-se às 16h.
O roteiro estará integrado por missas, confissões, vigílias e Vigília Pascal nas paróquias da Diocese, bênçãos, procissões e encenações.
Especialmente no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, com missa e a encenação “Jesus Aclamado Rei”; Noite de Oração Carismática; Procissão do Encontro “Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores”; Missa do Crisma (Bênção dos Santos Óleos); Missa da Ceia do Senhor e Encenação da Santa Ceia; Celebração da Instituição da Eucaristia (Santa Ceia, Lava-Pés); Vigília e Oração ao Santíssimo Sacramento; Celebração Litúrgica da Paixão de Cristo; Solene Vigília Pascal, e Celebração Eucarística - Bênção do Fogo Novo.
Apresentada pela Diocese de Lages, a Semana Santa será desenvolvida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Movimento do Tabor e Fundação Instituto Nereu Ramos, com promoção pela Prefeitura de Lages e Governo do Estado de Santa Catarina.
“A Prefeitura está executando melhorias de infraestrutura e acesso viário ao Morro da Cruz, tornando o lugar ainda mais aconchegante e receptivo. Que tenhamos uma Páscoa alegre e tranquila”, prospecta a prefeita Carmen Zanotto.
A Sexta-feira Santa (18 de abril), ponto alto das celebrações, data em que famílias sobem ao Morro da Cruz desde a madrugada, independentemente das condições meteorológicas, será constituída pelo início das orações no local a partir das 6h, prolongando-se pelo decorrer do dia.
A exposição do Memorial Frei Silvério no alto do Morro da Cruz, falecido em 4 de março de 2000, portanto, há 25 anos, estará à disposição da comunidade durante os períodos matutino e vespertino.
Sábado Santo, Jesus ressuscitaAo Sábado Santo - de Aleluia, Lages preparou o auge da ressurreição, com a encenação “Celebração da Vida”, repleta por um show de fogos e luzes, marcada para as 22h no Morro da Santa Cruz.Anteriormente, às 19h, Vigília Pascal, nas paróquias da Diocese de Lages, precedida pela Solene Vigília Pascal na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio, às 19h, com Celebração Eucarística - Bênção do Fogo Novo.
E, depois da missa na Igreja do Navio, Procissão da Luz até o alto do Morro. Domingo de Páscoa Às 9 horas haverá celebração da Páscoa nas paróquias da Diocese de Lages e, ao meio-dia, confraternização nas famílias cristãs.
Feira do Peixe Vivo
Em breve, nos dias 16 e 17 de abril (Quarta e Quinta-feira Santa), a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca irá promover, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, a Feira do Peixe Vivo às pessoas com desejo de adquirir o alimento/pescado a preço de quilo mais acessível e incrementar pratos culinários no almoço e jantar do feriado da Semana Santa, antes do churrasco do Sábado Santo e Domingo de Páscoa.

Deixe seu comentário