<
logo RCN
Política

Olivete Salmória

O desfecho do processo de impeachment

Os vereadores acataram por 15 votos a favor, e nenhum contra, o pedido de abertura do processo de impeachment do vice-prefeito, Jair Junior, na sessão de segunda-feira. Na mesma ocasião, foram escolhidos os membros da comissão: vereadora Bruna Uncini, presidindo a Comissão Parlamentar Processante e Robertinho como relator. O terceiro membro é a vereadora Elaine Morais. Na realidade, os vereadores tinham pressa em concluir os trabalhos, aproveitando o calor da reação da população contra à violência doméstica. Há também outras razões que motivaram a pressa. O surgimento de outros casos envolvendo até outros políticos e com registro na delegacia. Portanto, bem documentado. Há pelo menos três casos que nos chegam sem muito esforço e um deles está entre aqueles que se manifestaram com nota de repúdio. Outro ex-secretário e, ainda, alguém da prateleira de cima da área da educação. Embora grande parte da população e quase a totalidade das autoridades tivessem conhecimento, nada fizeram. Não estou defendendo o vice-prefeito Jair Júnior, mas não concordo que os demais prossigam impunes em seus cargos. Jair sabe das consequências, sejam políticas, jurídicas ou pessoais pelo que foi denunciado. Por esta razão contratou dois escritórios de advocacia, um de Florianópolis e outro de Itajaí para cuidar de sua defesa. De Florianópolis, o advogado Francisco Ferreira cuidará do processo que correrá na justiça, enquanto que Guilherme Tomanini o acompanhará no processo de impeachment na Câmara. Francisco Ferreira já antecipou qual será sua linha de defesa, com base em informações fornecidas nos próprios vídeos e áudios que circulam pelas redes sociais, de legítima defesa. A vítima teria, provocado danos em seu patrimônio, alegará ele. O advogado no caso da comissão processante, Guilherme Tamanini, acompanhou a sessão da Câmara. Embora estivesse relutante em adiantar os encaminhamentos a serem tomados por parte da defesa. Observou que não há como confundir a vida pública e a privada, e o ocorrido se deu na esfera privada. Há também outras questões polêmicas a serem levantadas. Há precedentes em que vice-prefeito até sofreram impeachment, mas não perderam o cargo. Foi com esta justificativa que o advogado Guilherme Tomanini entrou com mandado de segurança na terça-feira e o despacho do juiz da Vara da Fazenda, da Comarca de Lages, foi rápido em determinar a suspensão do processo. Veio de encontro ao já ventilado de que não cabe o impeachment pelo simples fato de que Jair Junior não assumiu o cargo de prefeito, seja como substituto ou sucessor. Se dependesse unicamente dos vereadores, não há dúvida de que a cassação era iminente, mas não é possível passar por cima da lei. Neste momento, Jair deve estar dizendo o mesmo que o treinador Zagalo: “vão ter de me engolir”. Será este mesmo o desfecho de todo o escândalo envolvendo o vice-prefeito? Não esqueçamos que o processo no judiciário, quanto ao enquadramento da Lei Maria da Penha, prossegue na Justiça.

 

É por isso que nós estamos pedindo que o Governo Federal passe a rodovia para o Estado. A gente já cansou de pedir investimentos aqui. Agora deixa que a gente faz. Só estadualiza e passa o recurso da conserva que os investimentos, as novas pistas, a gente faz. Começando por locais onde a BR passa por cidades, locais urbanos, que precisam ter mais pistas para dar conta”

O governador Jorginho Mello ao fazer o pedido ao Governo Federal para que transfira a gestão da BR-282 para o Estado, já que falta atenção às necessidades de manutenção, ampliação e melhorias da estrada por parte do Governo Federal.

 

Adeus a Pedro Esmério

O ex-prefeito mais idoso da Serra Catarinense e, seguramente, na lista de ex-políticos mais longevos do Brasil, Pedro Esmério da Silva morreu na quarta-feira (25) aos 105 anos. O ex-prefeito de São José do Cerrito estava internado no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e teve falência múltipla de órgãos. Nascido em 19 de outubro de 1919, Pedro Esmério foi prefeito entre 1° de fevereiro de 1976 a 31 de janeiro de 1983, sendo o único prefeito com mandato prorrogado por dois anos. Mesmo com idade avançada, ele apresentava um quadro de completa lucidez e se mostrava um homem forte e saudável. Tanto que fazia questão de ir ao local de votação para exercer seu ato de cidadania nas urnas, a cada quatro anos.

 

Podemos apelou para conselho de ética nacional

A presidente estadual do Podemos esteve em Lages no final de semana e se reuniu com membros da executiva estadual e com o presidente da Câmara, Maurício Batalha. Na ocasião, gravou vídeo informando que o caso Jair Júnior foi encaminhado ao conselho de ética nacional, para que se tomem as providências que o caso requer, ou seja sua expulsão. Nos perguntamos a razão disso. O partido em SC não poderia encaminhar o processo, se há alguma determinação por expulsá-lo? Ao que parece estaria se eximindo dessa responsabilidade ao jogar para o Podemos nacional.

A presidente estadual do partido, a deputada Paulinha, esteve em Lages no final de semana


Festa do Pinhão

Prefeita Carmen publicou portaria constituindo uma comissão organizadora para a 35ª  Festa do Pinhão, que acontece de 13 a 22/06/2025. Dela constam os oito secretários das principais pastas, tendo como presidente a secretária do Turismo, Ana Vieira. Esta medida aponta para a possibilidade de que a própria prefeitura irá tocar o evento, já que as licitações se tornaram desertas. Nos bastidores, comenta-se que a prefeita estaria contatando com empresas que já tocaram a festa, como a GDO e a Gaby Produções. Lembramos que ambas haviam prometido que não mais participariam da festa enquanto Jair Junior estivesse no governo. Agora a situação mudou!

 

Cassação
Depois de um ano, o processo que pede a cassação do senador Jorge Seif (PL) voltou à pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E os bastidores sinalizam que o resultado tende a ser diferente daquele conquistado pelo senador no TRE-SC, onde, por unanimidade, os juízes foram contrários à ação da coligação Bora Trabalhar, que teve Raimundo Colombo (PSD) como candidato. Colombo já retornou ao cenário em Brasília para tentar reverter a tendência de, caso cassado Seif, seja realizada nova eleição ainda em 2025.

 

+ policiais

Muitas cidades de SC já receberam os novos policiais que acabaram de concluir a formação na academia da PM. Lages contará agora com mais 21 policiais e cidades como Cerro Negro, que nem tinha policiais e era atendida pela unidade de Campo Belo do Sul, passará a contar com seis PMs para fazer a segurança do município. Isso significa um avanço considerável nesta área.

 

Fiscais do Procon

Ainda no concurso realizado na gestão passada foram abertas duas vagas para fiscais do Procon, mas até hoje eles não foram chamados. Isso que houve o compromisso da prefeita Carmen em fazê-lo. Estranho, porque chamou inúmeros suplentes de vereadores dos partidos aliados, mas não chamou os dois fiscais.

 

Uveres

Fernando Souza, vereador de Otacílio Costa, irá presidir a União de Vereadores da Serra Catarinense – Uveres por mais dois anos. Ele foi eleito por aclamação na tarde da quinta-feira (27). A eleição aconteceu na Câmara de Vereadores da Cidade de Lages. “No primeiro mandato buscamos colocar a casa em ordem e fortalecer a Uveres, agora pretendemos unir ainda mais nossas Câmaras. Queremos também estruturar a entidade voltando a ter sede própria. Ainda, queremos proporcionar eventos e capacitações aos vereadores e servidores do Legislativo”, disse.

 

Cine Tamoio

O prédio do Cine Tamoio, na Rua Marechal Deodoro, está com problemas, pois apresentou uma rachadura e há uma figueira nascendo em sua lateral, a partir desta rachadura. Hoje o prédio é ocupado pela Igreja Universal, que já solicitou a avaliação de engenheiros para saber qual é a situação da edificação. Este é um prédio histórico e pelo visto, carece de manutenção

 

Estado de greve

Os servidores municipais estão em estado de greve. O SindServ havia protocolado uma contraproposta junto à prefeitura, mas o Executivo ignorou, enviando para a Câmara um projeto prevendo um reajuste de 6,27%, que foi aprovado. Observa-se que o Sindserv representa de 1.300 a 1.500 servidores.

 

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário