Lages sediou o Encontro Regional das Salas do Empreendedor da Serra Catarinense, promovido pelo Sebrae/SC. A reunião, realizada na quarta-feira (25), reuniu 27 representantes das salas e do poder público municipal com o objetivo de fortalecer o atendimento aos empreendedores e alinhar estratégias para ampliar os resultados nos municípios da região.
Atualmente, a Serra Catarinense conta com 18 Salas do Empreendedor ativas. Integradas ao programa Cidade Empreendedora, elas atuam como elo entre empresários e prefeituras, apoiando na abertura e formalização de empresas, regularização de débitos, especialmente de microempreendedores individuais (MEIs), e no acesso a capacitações, consultorias e oportunidades de mercado.
O modelo de atuação das Salas do Empreendedor parte da identificação das vocações econômicas de cada município para direcionar soluções com impacto concreto, estimulando a formalização de negócios, a geração de renda e o fortalecimento da economia regional.
Durante o encontro, foram compartilhadas boas práticas entre os municípios e apresentadas ferramentas do Sebrae voltadas à melhoria da gestão e à qualificação dos empreendimentos.
Entre os temas abordados esteve a plataforma Contrata+Brasil, exclusiva para microempreendedores individuais (MEIs), que amplia a participação dos pequenos negócios nas compras públicas.
Desde o ano passado, as Salas vêm incentivando o uso da ferramenta, orientando sobre o cadastro e a utilização do sistema. Para aprimorar esse atendimento, os articuladores passaram por capacitação específica, garantindo suporte técnico mais qualificado aos empreendedores.
Para o analista de negócios do Sebrae/SC, Marcelo Vargas, o fortalecimento das Salas tem reflexo direto no ambiente de negócios. “Ao qualificar quem atende o empreendedor, ampliamos a capacidade de gerar resultados práticos para os municípios. A Sala é a porta de entrada para quem deseja formalizar, crescer ou reorganizar seu negócio, e isso se traduz em desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Resultados que fortalecem a economia local
Os avanços já são visíveis e variam conforme a vocação econômica de cada município. Em Palmeira, por exemplo, a Sala do Empreendedor tornou-se referência no apoio ao agronegócio. O espaço atende cerca de 2,8 mil produtores, entre pecuaristas, ovinocultores, produtores de pinus, grãos, hortifruti e agricultores familiares.
Atualmente, 100% dos produtores realizam o Cadastro de Produtor Primário por meio da Sala, em parceria com a Secretaria da Fazenda. Além da regularização, o atendimento inclui orientação em finanças, marketing, vendas, precificação e emissão de notas fiscais.
"Programas como o Agro Mais Palmeira reforçaram a organização da produção de gado de corte e ampliaram a visão de mercado dos produtores. A tradicional feira semanal e iniciativas como o grupo Mulheres em Ação também fortalecem a agricultura familiar e geram renda direta no município”, conta o secretário de planejamento e agente de desenvolvimento pelo Sebrae/SC, Kelvin Gandin Farias.
Já em Abdon Batista, a Sala do Empreendedor desempenha papel estratégico desde 2019, articulando ações entre prefeitura, empresários e produtores rurais. O município registra cerca de 40 atendimentos mensais, com foco em orientações fiscais e suporte técnico aos negócios locais.
Entre as iniciativas de destaque está o projeto Empreender em Foco, que em 2025 ampliou a proposta de encontros mensais com consultorias nas áreas de turismo, agricultura, vendas e finanças.
A ação também envolve estudantes do ensino médio e do curso de Administração, estimulando a criação de empresas fictícias voltadas ao turismo, alimentação, hospedagem e agronegócio.
No campo, os avanços também são expressivos. "Em parceria com o Sebrae, foi implantado um projeto de inseminação artificial do rebanho bovino, promovendo melhoramento genético e aumento da produtividade. A iniciativa elevou o padrão dos animais comercializados e agregou valor à produção local”, destaca o agende de desenvolvimento local, Jean Rodrigo da Rocha.
A prefeitura subsidia uma parte das ações estratégicas e mantém responsável técnico para a área agrícola, garantindo acompanhamento especializado aos produtores.
Os resultados já aparecem: quatro leilões organizados de gado de corte movimentaram cerca de R$2 milhões no município, fortalecendo a economia local.
Fotos: Lizzi Borges/Catarinas Comunicação

Deixe seu comentário