Conciliação oferece grande chance para ressignificar paternidade e temas de família |
Outros 40 municípios de Santa Catarina iniciaram a segunda fase do Programa Gente Catarina com a implantação do DEL na Agenda de Desenvolvimento Territorial
O treinamento dos agentes de articulação dos municípios atendidos pelo Programa Gente Catarina, do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), ocorreu, em São Joaquim, na Serra Catarinense, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A proposta do treinamento é que todos saiam com conhecimento e motivação para continuar promovendo mudanças em seus municípios.
Ao longo desta semana, mais de 60 profissionais de estados como Acre, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina estiveram presentes para capacitar os profissionais que têm como missão promover o desenvolvimento local das cidades e melhorar as condições de vida da população em geral. O objetivo é estimular o aumento da competitividade e a capacidade de transformação do município a partir de estratégia sustentável e de longo prazo, que fortaleça a economia local e melhore a qualidade de vida dos munícipes, por meio da elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
O treinamento teve como objetivo detalhar a metodologia do DEL, apresentar casos práticos e resultados do programa nos diferentes territórios a fim de traçar estratégias para o desenvolvimento econômico dos municípios envolvidos. Além do conteúdo técnico, abrangendo conceitos, gestão, planejamento e competências técnicas, os profissionais tiveram a oportunidade de fazer visitas técnicas em São Joaquim, Orleans e Taió, que já desenvolvem o Programa DEL.
Para o agente de articulação Fabiano Padilha, "o treinamento é uma oportunidade de apresentar as inovações que São Joaquim vem desenvolvendo nas diferentes áreas motivadas pelo DEL no Gente Catarina com apoio de voluntários das mais diferentes áreas".
O presidente da Associação Comercial de São Joaquim (ACIJO), Felipe Vieira Nascimento, destaca a importância do treinamento para a região. "Ficamos felizes em sediar o evento e mostrar o que São Joaquim e a serra catarinense tem de melhor. A implantação do DEL tem contribuído para o fortalecimento do ecossistema do associativismo, promovendo ainda a identidade de nossa cidade e de nossos negócios", ressalta.
Mais 40 municípios catarinenses iniciam a implantação do DEL
Outros 40 municípios de Santa Catarina iniciaram a segunda fase do Programa Gente Catarina com a implantação do DEL na Agenda de Desenvolvimento Territorial. A primeira etapa consistiu na sensibilização dos Prefeitos e Secretários e na preparação para o início da rodada de entrevistas para a análise situacional com os atores locais.
Os municípios que iniciaram a etapa de sensibilização foram Anita Garibaldi, Abdon Batista, Palmeira, Bom Retiro, Brunópolis, Bocaina do Sul, Capão Alto, São José do Cerrito e Ponte Alta. Nos próximos dias serão sensibilizadas lideranças dos municípios de São João do Sul, Vargem, Urubici, Painel e Rio Rufino.
Os novos 40 municípios se somam aos outros 20 que já estão na segunda fase da implantação da Agenda de Desenvolvimento Territorial junto ao Gente Catarina. São dezenas de ações desenvolvidas nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico nos territórios.
Deixe seu comentário