<
logo RCN
Júri Popular

Condenado por homicídio em Correia Pinto tem prisão decretada para cumprimento imediato da pena

Réu respondia em liberdade e foi condenado a 12 anos de prisão pelo homicídio. O Juízo aplicou a tese do STF no Tema 1.068 e, assim, decretou a prisão para a execução da pena.

Condenado pelo Tribunal do Júri por um homicídio ocorrido no dia 6 de fevereiro de 2016 em Correia Pinto, na Serra catarinense, um homem teve a prisão decretada para cumprimento imediato da pena. Ele respondia ao crime em liberdade e foi condenado agora a 12 anos de reclusão em regime inicial fechado.  

A decisão pelo cumprimento e pela execução imediata da pena imposta foi adotada pelo Juízo ainda na sessão do Tribunal do Júri de Correia Pinto, realizada na semana passada no município. O réu não estava no júri. Ele teve a prisão preventiva decretada e foi preso alguns dias depois. 

Conforme a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Correia Pinto, o réu desferiu vários golpes de facão contra a vítima, um homem, causando-lhe a morte em razão de traumatismo craniano

 O crime ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2016, por volta das 21h30, na rua Uruguai, no bairro São João, em Correia Pinto. O réu cometeu o homicídio mediante recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, já que desferiu golpes enquanto ela estava caída próximo à porta de acesso da residência.

Os jurados acolheram na integra as teses ministeriais, rejeitaram as teses de legítima defesa própria e de terceiro, bem como de excesso culposo. 

Após a decisão do Conselho de Sentença pela condenação por homicídio, o Juízo aplicou a tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema 1.068 e determinou a imediata prisão do acusado, com a expedição do mandado de prisão e a execução imediata da pena imposta.

Ele também foi condenado ao pagamento das custas e despesas processuais. Atuou na sessão do júri o Promotor de Justiça Marcus Vinícius dos Santos.  

A recente tese do STF definiu que "a soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada".


Dia 16 tem Urubici na Rua 2024 Anterior

Dia 16 tem Urubici na Rua 2024

Começa sinalização do Corredor das Tropas Próximo

Começa sinalização do Corredor das Tropas

Deixe seu comentário