logo RCN
Campo Belo do Sul

Fest Campo marca aniversário do município

Primeira edição do evento foi realizado em 2011, não teve continuidade e foi resgatado por essa gestão

Até domingo, Campo Belo do Sul está em festa com a realização da Fest Campo. Serão vários shows e atrações com o objetivo de comemorar o aniversário de emancipação do município, que ocorreu em 03 de dezembro de 1961. Como a abertura foi ontem, serão ao todo quatro dias de evento. O palco principal terá atrações nacionais e regionais. O secundário, apresentações dos artistas locais.

A II Fest Campo teve sua primeira edição em 2011 e foi resgatada após um pedido da prefeita Claudiane Varela Pucci. O Grupo Rodeio abriu as festividades ontem, mas a abertura oficial será às 19h30 de hoje com o musical Pérola Negra, com um dos seus sucessos “Efeito do Álcool”. Em seguida, grande show nacional com a dupla sertaneja João Bosco e Gabriel, cantando diversos sucessos dentre eles “Alô ex-Amor” “Coração se Livrou”.

E no sábado, 3 de dezembro, aniversário do município, o show inicia com o grupo Talagaço, logo após grande show nacional com a dupla sertaneja Thaeme e Thiago que tem como um dos seus sucessos o hit “Respeita”. Para finalizar a noite, DJ.

No Domingo, 4 de dezembro, para encerrar o último dia de atrações, é a vez do grupo gaúcho Floreando a Cordeona, logo após, show com Carlos Magrão, um artista conhecido em todo Sul do Brasil, que vai trazer sucessos como a música “Preciso de Uma Milonga”. 

Os objetivos da II Fest Campo é valorizar o turismo, divulgar o município com shows nacionais e locais, festivais, artesanatos, exposições, seminários e fomento ao agronegócio.

 

Como surgiu o município

O primeiro foco populacional ocorreu em meados do século XVIII, por volta da década de 1780. A família que desbravou este sertão foram os “Borges do Amaral e Castro”.  Cujos remanescentes ainda povoam este local.

A data de fundamentação burocrática da então fazenda como “freguesia de nossa senhora do patrocínio de baguáes” foi em 10 de maio de 1856, por lei provincial nº 420, que institui a freguesia. Sendo esta a verdadeira data de aniversário da cidade, que é mais antiga do que imaginava-se.  A data de 03 de dezembro de 1961, foi a emancipação político-administrativo que fundamenta o território como município, pela lei estadual nº. 731, de 17 de julho de 1961.

Esta fazenda transformada em freguesia, possuiu outrora, duas invernadas: a invernada do socorro e a invernada dos gateados, hoje fazenda. A invernada do socorro hoje encontra-se dentro da área da fazenda florestal gateados.

A freguesia de baguáes no ano de 1862, possuía um contingente de 532 escravos negros, sendo 268 mulheres e 264 homens. O que explica a constituição de quilômetros de taipas espalhadas por toda a região. Como a exemplo de mais de 40 km de taipas apenas dentro da atual fazenda florestal gateados.


Natal Encantado Cerrito começa dia 7 Anterior

Natal Encantado Cerrito começa dia 7

Anita Garibaldi comemora com obras Próximo

Anita Garibaldi comemora com obras

Deixe seu comentário