<
logo RCN
Aniversário

Anita Garibaldi comemora com obras

Neste domingo, 4 de dezembro, o município de Anita Garibaldi completa mais um ano de emancipação política/administrativa. Conhecido nacionalmente em função dos lagos formados pelas usinas hidrelétricas de Barra Grande e Campos Novos, e pela produção de jabuticaba, a data será marcada pela realização de obras que antecipam a construção da Rua Coberta e a revitalização da Praça Paulino Granzotto. 

Na semana passada, a prefeitura divulgou que a empresa STC Engenharia, executora da obra de implantação das redes de água e de esgoto nas Ruas Otacílio Granzotto, José Pagno e Frei Rogério, iniciou os trabalhos no trecho em frente ao prédio da prefeitura, na Rua Otacílio Granzotto. Esse trecho é prioritário para a posterior construção da Rua Coberta e a revitalização da Praça Paulino Granzotto.

O prefeito João Cidinei da Silva explica que nesta primeira etapa a empresa trabalha na rede de água e, posteriormente, será implantada a rede de esgoto. “O trecho que a equipe está trabalhando é Rua Otacilio Granzotto sentido à Rua José Pagno, até em frente ao Cemitério Municipal. Peço a compreensão da população, neste período, e também que tenham cuidado ao se deslocar nas proximidades”, comentou.

A obra da rede de água e esgoto tem o valor aproximado de R$ 5,5 milhões, sendo recursos próprios da Casan. Após concluída a implantação das redes, será iniciada a pavimentação asfáltica. O prefeito comenta que esta etapa prevê saneamento básico em uma extensão de três quilômetros. A expectativa é que em breve a Casan anuncie o benefício para mais cinco quilômetros de ruas. 

A revitalização da praça e a construção da Rua Coberta têm como finalidade melhorar a qualidade de vida da população e também atrair turistas, já que a cidade possui vários atrativos. 


História 

Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800 registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos, seguindo-se mais tarde em 1825, o aparecimento de tropeiros dos vizinhos, Estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, destacando-se acampamentos para sesteadas no local onde está situado o prédio da Prefeitura do Município, e a Praça Paulino Granzotto. Nestas ocasiões, além do comércio normal com as mercadorias transportadas pelos tropeiros, sempre havia troca e compra de animais de cavalgadura. Por esse motivo o local ficou conhecido com o nome de " Rincão dos Baguais".

No ano de 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram, as matas para o desenvolvimento da agricultura dentre elas destacaram-se as famílias de Paulino Granzotto, e seus irmãos Ângelo e José, Benevenuto Menegazzo, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti,  João Pacheco de Andrade, Bernadino Ribeiro, Franscisco José Ribeiro e Joaquim Fermino Varela. 

Os moradores do Distrito percebendo o destacado impulso de progresso através de madeira e da agricultura, começaram a difundir a idéia de um movimento que visava à autonomia, movimento liderado pelos senhores Miguel Baby Sobrinho e Euclides Granotto na campanha que durou de 1958 a 1960.

Pela Lei n°. 730 de 17 de junho de 1961, sancionada pelo governador do Estado de Santa Catarina Celso Ramos, foi   criado o Município de Anita Garibaldi. Na época o prefeito do Município de Lages, Senhor Vidal Ramos Júnior e no mesmo ano, ou seja, no dia 04 de dezembro de 1961 deu a instalação oficial do município.


Fest Campo marca aniversário do município Anterior

Fest Campo marca aniversário do município

Encontrado o corpo de rapaz desaparecido ao tentar atravessar a ponte do Rio Pelotas Próximo

Encontrado o corpo de rapaz desaparecido ao tentar atravessar a ponte do Rio Pelotas

Deixe seu comentário