logo RCN

Valorização da comunicação de Santa Catarina, no 14º Encontro da Imprensa Catarinense

O evento realizado na sede social da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), em Chapecó, reuniu mais de 550 profissionais de comunicação de todas as regiões do Estado

A mídia de Santa Catarina esteve em festa no último sábado (5), durante o 14º Encontro da Imprensa Catarinense. O tradicional evento organizado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pela agência MB Comunicação, com apoio de todas as entidades do setor, enalteceu a importância da liberdade de imprensa, reconheceu a dedicação e o comprometimento dos profissionais com mais de 50 anos de atuação na área e proporcionou a integração entre a experiência e a jovialidade. O evento realizado na sede social da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), em Chapecó, reuniu mais de 550 profissionais de comunicação de todas as regiões do Estado. A programação consistiu de homenagens, almoço de confraternização e muita troca de experiência.

Para a presidente da ACI Déborah Almada é uma honra poder homenagear colegas de profissão que representam inspiração para a carreira de muitas pessoas. “Vocês homenageados são referência em minha trajetória e, provavelmente, também contribuíram para a formação de muitos profissionais, além de deixaram um legado para a comunicação catarinense”, evidenciou. Déborah também aproveitou o Encontro da Imprensa para divulgar a 3ª edição do Prêmio ACI/OCESC de Jornalismo, que está com inscrições abertas até 31 de outubro deste ano.

O vice-presidente da ACI e coordenador geral do evento Marcos Bedin relembrou que a iniciativa surgiu há 16 anos, com a união de todas as entidades representativas do setor, para valorizar os profissionais e destacar o papel deles na sociedade catarinense. “Com esse Encontro renovamos nossa fé na democracia e na liberdade de imprensa para a construção de uma sociedade cada vez mais justa, equilibrada e democrática. Com o evento também proporcionamos a transferência de conhecimento e sabedoria entre os profissionais dessa tão relevante categoria”, enalteceu ao reforçar o agradecimento aos apoiadores e patrocinadores.


HOMENAGEADOS

Foram homenageados oito profissionais que completaram 50 anos de atividade profissional na comunicação. O jornalista e editor Acari Amorim (Florianópolis) agradeceu a ACI e a MB Comunicação pela homenagem. “Na minha avaliação a ACI é a entidade mais agregadora que temos em Santa Catarina”, enalteceu. O jornalista e professor César Valente (Florianópolis) parabenizou pelo Encontro da Imprensa, o qual consegue integrar profissionais da área em uma grande celebração. “Acredito que essa iniciativa terá vida longa”, antecipou.

Contagiado pela alegria do momento o radiodifusor Décio Luiz Muller Bohner (Chapecó) enfatizou sua felicidade em reencontrar amigos da profissão e de receber essa homenagem em vida. Saudosista, o jornalista Homero Milton Franco (Chapecó) recordou da época em que Chapecó tinha apenas dois veículos de comunicação. “É uma grata surpresa observar a realidade atual com muitos profissionais cobrindo os fatos de minha cidade. A homenagem entregue hoje é uma recompensa pela colheita que fiz ao longo dos anos”, comentou.

A jornalista e historiadora Joice Quadros (Criciúma) agradecida pelo reconhecimento dividiu a honraria com familiares, colegas de imprensa e a população da terra que lhe acolheu –  Criciúma. “Também sou grata a Deus por me permitir construir uma carreira e receber essa homenagem, que é o maior reconhecimento pelos serviços prestados”, ressaltou. O radialista José Mira (Joinville) destacou que Chapecó é a cidade em que mais esteve a trabalho, por isso sua satisfação em retornar à região. “Vocês fazem parte da minha trajetória, então, meu muito obrigado. Também dedico a homenagem à minha cidade Joinville”, afirmou.

O jornalista Paulo Alceu (Florianópolis) não pode estar presente por motivos logísticos, mas enviou um vídeo lamentando sua ausência e destacando estar extremamente lisonjeado. “Esse evento é uma tradição e uma referência por fortalecer a união da classe em defesa da liberdade de expressão”, enfatizou. Por motivos de saúde, o jornalista e editor Raul Sartori (Florianópolis) não compareceu à homenagem, mas em seu depoimento enalteceu ser um momento especial e memorável da celebração da imprensa. “Nem parece que completei 50 anos de profissão porque o tempo passa como um jato quando fazemos com paixão”, finalizou.

Durante o 14º Encontro da Imprensa Catarinense também foram prestadas homenagens institucionais para duas entidades: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).


APOIO

O 14º Encontro da Imprensa Catarinense teve o apoio das empresas e instituições: Aurora Coop, Sebrae/SC, ACAV, Sindicarne, ICASA, Faesc, Fiesc, Unoesc, Unochapecó, Unimed Chapecó, Fecoagro, Santa Maria Imóveis, BMCL Incorporadora (Residencial Ventura), Produce, Apti Alimentos, ACIC Chapecó, SICOM, Grupo Bugio, Socicam/Voe Xap, Nilo Tozzo Distribuidora Ltda., Sanagiotto  & Feroldi Investimentos Imobiliários, Sicoob MaxiCrédito, Cooperalfa, além da CDL Chapecó, Gráfica Arcus, Hotel Lang Palace, Dalla Cervejaria, Vale do Sol Eventos, Mogano Hotéis, Inviolável Chapecó e Prefeitura de Chapecó.

A maior festa da mídia barriga-verde teve o apoio das entidades de representação da comunicação catarinense: a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), a Associação dos Jornais do Interior de SC (ADJORI), a Associação de Diários de SC (ADI), o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), o Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), o Sindicato dos Jornalistas de SC (SJSC), a Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC) e a Associação dos Portais de Notícias e Jornais Digitais de SC (APJ).


Justiça apoia projeto que oferece curso profissionalizante para presos na Serra Anterior

Justiça apoia projeto que oferece curso profissionalizante para presos na Serra

Polícia Civil prende advogado investigado por integrar organização criminosa que atua em Santa Catarina Próximo

Polícia Civil prende advogado investigado por integrar organização criminosa que atua em Santa Catarina

Deixe seu comentário