<
logo RCN

Tereza Ramos: Hospital tem dificuldades para contratar médicos

A pandemia do coronavírus escancarou o problema de faltas de leitos de UTI em todo o Brasil. Em Lages não foi diferente. Para amenizar o problema, atendendo apelos de políticos e lideranças, o Governo do Estado ativou gradativamente o novo bloco do Hospital Tereza Ramos, que com isso se tornou um dos maiores de Santa Catarina. Mesmo com este status e sendo responsável por atender pacientes de uma macrorregião com quase um milhão de pessoas, o hospital enfrenta, agora, a falta de médicos em algumas especialidades.

Em junho do ano passado, o Tereza Ramos chegou a ter 46 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria, todos para pacientes com Covid. Felizmente, o número de casos diminuiu e atualmente o hospital atende pacientes com outras patologias. Os casos de Covid são encaminhados para o Nossa Senhora dos Prazeres. "Atualmente temos 36 leitos de UTI geral," informou a direção do Tereza Ramos. Ou seja, a abertura parcial do novo bloco contribuiu para ampliar o número de leitos de UTI de 10 para 36.

Apesar do avanço estrutural, a dificuldade da direção está em contratar médicos para algumas especialidades. "Temos sim algumas deficiências de médicos, em especialidades específicas. Mesmo com diversas tentativas não conseguimos adequar a escala. A nefrologia foi regularizada. A falta de profissionais se dá por desinteresse dos mesmos nas vagas ofertadas através de processos seletivos."

A direção do Tereza Ramos informa que algumas especialidades, como nefrologia, gastroenterologia, radiologia, ginecologia e outras ainda temos faltas pontuais, geralmente relacionadas a férias, licenças e aposentadorias. "A ampliação do quadro funcional depende de contratações e, consequentemente, de interessados."

Desta forma, quando o Tereza Ramos possui alguma limitação de escala médica, o paciente é inserido no Sistema de Regulação (Sisreg) que coordena o número de vagas e de pacientes na fila de espera nos hospitais. Geralmente, em Lages, os pacientes são encaminhados para o Nossa Senhora dos Prazeres.


Situação do novo bloco

Ainda não foram ativados no novo bloco do Tereza Ramos o Centro Cirúrgico, a Central de Materiais e Esterilização, o setor de Radiologia e outros setores de apoio. Mesmo assim, atualmente estão funcionando 225 leitos, o que caracteriza o hospital como um dos maiores de Santa Catarina.

Neste bloco, o hospital também disponibilizou espaço para a instalação da estrutura da Regional de Saúde, caso esse seja o interesse do Governo do Estado e dos demais órgãos envolvidos.

Foto: Hospital Tereza Ramos

Prefeitura de Lages faz processo seletivo para preencher 106 vagas na área da Saúde Anterior

Prefeitura de Lages faz processo seletivo para preencher 106 vagas na área da Saúde

Garden Shopping tem programação gratuita de férias durante o mês de janeiro Próximo

Garden Shopping tem programação gratuita de férias durante o mês de janeiro

Deixe seu comentário