Plano de prevenção à violência nas escolas tem aval da Comissão de Finanças |
Secretaria de Agricultura de Lages estimula a criação de hortas domésticas
-
Ary Barbosa de Jesus Filho / PML
A partir do dia 17 deste mês, será retomada a doação de mudas de hortaliças, sempre às quintas-feiras, na sede da secretaria, no Bairro Universitário em Lages Há décadas, era comum as famílias manterem uma horta no fundo do terreno, prática que foi abandonada com o tempo e que volta a ser estimulada pela Secretaria de Agricultura de Lages. Este mês, se inicia a distribuição de mudas de hortaliças cultivadas no Horto do Bairro Guarujá. São mudas de rúcula, repolho, repolho roxo, alfaces (lisa e crespa), salsinha, cebolinha, beterraba, brócolis, couve, entre outras.
A distribuição ocorre a partir do dia 17 e se repete sempre às quintas-feiras na sede da secretaria, na Rua Sebastião Ramos Schmidt, nº 288, Bairro Universitário, próximo à Uniplac. A distribuição ocorre das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas. Além das mudas, a comunidade é orientada a preparar seu próprio adubo orgânico, utilizando restos de comida e cascas de frutas e de outros vegetais.
"Temos uma parceria com o projeto Lixo Orgânico Zero, que ensina para eles o método Lages de Compostagem. O adubo orgânico resultante deste processo é utilizado no plantio das hortaliças. Aqui, na Secretaria de Agricultura, temos um canteiro que demonstra esse processo", explica o secretário Thiago Cordeiro.
Thiago comenta que, em média, são cultivadas 40 mil mudas de hortaliças todos os meses no horto do Guarujá. Para ele, a distribuição de mudas tem uma grande contribuição social. Muitas vezes, famílias carentes não têm condições de comprar carne, mas a hortaliça está garantida, desde que mantenha uma horta em sua casa. "Então a gente incentiva essas hortas comunitárias e nas escolas, para que as pessoas sempre tenham uma hortaliça fresquinha. Iniciamos a ação no mês de junho de 2021, através de uma Moção Legislativa da vereadora Katsumi Yamaguchi," conclui.
O Projeto Cultivar tem a missão de fomentar a implantação de hortas domiciliares. Atua também para complementar as atividades do programa Colheita Feliz (implantação de hortas comunitárias nos bairros, por meio das Associações de Moradores).
Deixe seu comentário