Grupo reflexivo em presídio da Serra quer prevenir reincidência em violência doméstica |
Lages recebe certificação internacional pela excelência no atendimento a vítimas de AVC
Reconhecimento valoriza atuação integrada da Prefeitura de Lages e das secretarias municipais da Saúde e da Educação
Lages se consolida como município reconhecido internacionalmente pela excelência no atendimento a pessoas acometidas por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na manhã desta terça-feira (3 de fevereiro), o município recebeu a certificação Cidade Angels, concedida a cidades que se destacam por resultados positivos na prevenção, identificação precoce e tratamento rápido do agravo. A solenidade foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages.
O evento contou com a presença da prefeita de Lages, Carmen Zanotto; secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva; secretária municipal da saúde, Rose Cristina Possato; secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, e da consultora científica da Iniciativa Angels, Dayane Diehl, além de demais autoridades e profissionais da área da saúde.
A certificação reconhece o trabalho desenvolvido pelo município de Lages, em conjunto com as secretarias municipais da Saúde e da Educação, que assumiram papel de liderança na promoção de cuidados de saúde de alta qualidade ao estabelecer parceria com a Iniciativa Angels.
Coordenado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e apoiado pela World Stroke Organization (WSO), o Programa atua em três frentes principais: Capacitação das equipes de saúde, monitoramento de indicadores de qualidade no atendimento ao AVC no serviço pré-hospitalar e hospitalar, e educação de crianças para o reconhecimento dos sintomas da doença e acionamento imediato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do projeto Fast Heroes.
O título de “Cidade Angels” é concedido a municípios aptos a oferecer atendimento integral e eficiente aos pacientes com AVC, contando com hospital de referência certificado, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estruturado e fluxos bem definidos para o encaminhamento adequado dos casos.
Em Lages foram certificadas diferentes frentes da rede de atenção ao AVC: Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - administrado pela Prefeitura de Lages) e Unidade Móvel Avançada (administrada pela Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon - Fahece). Hemosc quer dizer “Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina” e, Cepon, “Centro de Pesquisas Oncológicas”.
Durante a solenidade, a prefeita Carmen Zanotto recebeu a placa que oficializa Lages como “Cidade Angels de Santa Catarina”, evidenciando o trabalho conjunto entre o Governo do Estado, gestão municipal, profissionais de saúde e instituições parceiras.
“Quando diferentes esferas do governo caminham juntas, com planejamento, responsabilidade e compromisso, os resultados aparecem. Este reconhecimento é uma conquista coletiva, construída com o apoio do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, das equipes da Saúde, da Educação, do Samu, do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e das instituições que caminham ao nosso lado. Quando há união de esforços conseguimos salvar vidas e oferecer uma rede cada vez mais qualificada”, defende a prefeita.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, ressaltou o protagonismo de Lages na construção de uma rede de atenção qualificada ao AVC.
“Lages é mais do que merecedora deste reconhecimento. A integração entre Saúde e Educação, envolvendo diretamente nossas crianças, é uma estratégia fundamental e extremamente eficaz. Quando ensinamos desde cedo, os resultados aparecem de forma concreta, com mais vidas salvas e menos sequelas. Este é um exemplo que precisa ser valorizado e replicado em Santa Catarina”, avalia o secretário.
A secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, comemorou a certificação e pontuou a importância da implantação de uma política pública voltada ao atendimento aos pacientes com AVC. “É motivo de muito orgulho para o município receber este reconhecimento, que demonstra o trabalho integrado da rede de saúde, a qualificação dos serviços e o cuidado com a vida das pessoas.”
Crianças capacitadas para identificar os sintomas
Como parte da Iniciativa Angels, Lages também incorporou o Fast Heroes à grade curricular do Sistema Municipal de Educação. Somente em 2025, mais de mil alunos Sistema Municipal de Educação participaram das atividades educativas promovidas pelo Programa.
A iniciativa utiliza uma linguagem lúdica e acessível para ensinar crianças a reconhecer rapidamente os principais sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC), reforçando a importância de acionar o socorro de forma imediata, fator decisivo para a redução de sequelas e óbitos.
Segundo o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, o Programa tem apresentado resultados significativos.
“O principal objetivo é ensinar o reconhecimento dos sinais do AVC. Ao longo da aplicação tivemos relatos muito relevantes, tanto da empolgação das crianças em participar, quanto da reverberação deste conhecimento dentro dos círculos familiares”, descreve.
Com a certificação Cidade Angels, Lages consolida-se como referência em cuidado, prevenção e resposta rápida ao AVC, fortalecendo uma rede de saúde cada vez mais preparada para salvar vidas e promover qualidade no atendimento à população.
Fotos: Nilton Wolff


Deixe seu comentário