<
“Klabin Transforma Caiubi”

Professores e especialistas em educação ambiental da Serra recebem capacitação

Em sua 38ª edição, Programa reuniu educadores e especialistas de Lages, Capão Alto e Campo Belo do Sul para troca de conhecimentos e práticas que visam a formar multiplicadores ambientais na comunidade

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder em embalagens de papelão ondulado e referência em celulose de mercado de fibra curta, longa e fluff, realizou a 38ª edição do Programa Klabin Transforma Caiubi nos dias 29 e 30 de outubro, no Auditório Caiubi da Unidade Correia Pinto (SC).

O evento reuniu em torno de 50 professores e especialistas em um espaço de troca de conhecimentos e experiências relacionadas à sustentabilidade e educação ambiental.

O Programa tem o objetivo de capacitar professores para temáticas ambientais, oferecendo conceitos e práticas que enriquecem o conteúdo curricular.

Dessa forma, os participantes se tornam multiplicadores do conhecimento em suas unidades escolares e na comunidade onde atuam, fortalecendo as práticas sustentáveis.

A programação incluiu o debate com especialistas sobre a fauna e flora local, recursos hídricos, solos, sistema de gestão ambiental da Klabin e outros assuntos relacionados à conservação do meio ambiente.

“A educação sempre será a melhor ferramenta para a sensibilização e conscientização de temas ambientais e o Klabin Transforma Caiubi desempenha esse papel há 18 anos. O apoio dos professores que são agentes fundamentais nesse processo é primordial para a multiplicação das informações em busca por um futuro melhor”, afirma Mireli Pitz, coordenadora de Responsabilidade Ambiental e Social da Klabin.


Imersão e sustentabilidade

Esta edição ofereceu uma agenda completa e imersiva. A programação começou com reflexões sobre as plantações florestais sustentáveis, seguidas por uma palestra e dinâmica sobre a fauna e flora catarinense.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os projetos Klabin Transforma Matas Legais e Matas Sociais, que atuam no apoio ao planejamento de propriedades rurais e à adequação ambiental de produtores. Na sequência, o foco foi a gestão ambiental e a atuação de diferentes instituições na conservação do meio ambiente.

Foi realizada uma apresentação sobre o Sistema de Gestão Ambiental da Klabin e uma visita às instalações da fábrica de Correia Pinto, além de palestras sobre os programas “Protetores Ambientais” da Polícia Militar Ambiental do estado de SC e o “Penso, Logo Destino” do Instituto do Meio Ambiente de SC - IMA, que trata do descarte correto de resíduos.

Os participantes também acompanharam uma apresentação sobre o projeto “Solos na Educação” e encerraram o dia com uma visita à Trilha Araucária, área de conservação da Klabin em Correia Pinto.

A diversidade de temas e a presença de especialistas de instituições parceiras enriqueceram o conteúdo desta edição e estimularam o diálogo sobre o futuro ambiental da região.

A iniciativa reforça o compromisso da Klabin com a formação de agentes multiplicadores e com a valorização da biodiversidade local.

Os participantes também endossaram a relevância da capacitação. “O Programa superou minhas expectativas, se mostrando bem-organizado e dinâmico.

Trouxe muito conhecimento e, principalmente, despertou minha consciência de como replicar ações nas nossas unidades escolares”, comenta Susi Couto Koche, da Secretaria Municipal de Educação de Lages/SC.

Letícia Oliveira Ribeiro, do Núcleo Escolar Municipal Della Costa de Campo Belo do Sul/SC, reforça a experiência positiva. “Gostaria de parabenizar pelo trabalho maravilhoso que a Klabin tem feito, são atitudes que fazem toda a diferença, não só para o município ou estado, mas para o mundo. Amei conhecer a Klabin de pertinho, que a Companhia continue fazendo o melhor para o mundo”, finaliza.


Sobre o Klabin Transforma Caiubi
O Programa Klabin Transforma Caiubi nasceu em 2001, em Telêmaco Borba, no Paraná e, em 2007, em Santa Catarina com o objetivo de oferecer conhecimento teórico e prático sobre educação ambiental aos professores para ser trabalhado na sala de aula.

Ao longo de 18 anos, o programa foi realizado apenas em municípios do Paraná e Santa Catarina, sendo expandido em 2019 para o Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

Até o momento, o projeto conta com a participação de 1.864 educadores capacitados no estado de Santa Catarina, beneficiando cerca de 275 mil estudantes desde o seu início.

No Brasil, já são mais de sete mil educadores capacitados, beneficiando mais de 550 mil estudantes. As edições do programa são guiadas por um tema principal, escolhido após análise das necessidades e potenciais locais, alinhado à Política de Sustentabilidade da Klabin e aos KODS - Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, ligados à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.


Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão.

Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. Em Santa Catarina, a área florestal da Companhia compreende o total de 214.901 hectares, sendo 48% áreas conservadas.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Dow Jones Best-in-Class Indices, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes.

Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Professores e especialistas em educação ambiental da Serra recebem capacitação Anterior

Professores e especialistas em educação ambiental da Serra recebem capacitação

Inauguração de novas estruturas marca assembleia de prefeitos Próximo

Inauguração de novas estruturas marca assembleia de prefeitos

Deixe seu comentário