<
logo RCN

Pandemia: Tito Bianchini é reativado para desafogar a UPA

  • Mauro Maciel

Até o Natal, a média de atendimento no Centro de Triagem Covid, da UPA de Lages, era de 90 pessoas por dia. Após as festas de fim de ano, com a nova onda de contaminação, a Unidade de Pronto Atendimento chegou a atender 900 pessoas em um único dia, sem contar os casos clínicos de urgência e emergência. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Lages reativou o Centro de Triagem no Tito Bianchini, que atenderá casos leves. Os casos mais agudos continuam a cargo da UPA, que também mantém a Enfermaria Covid.

Mesmo com a reativação do Tito Bianchini, o trabalho continua pesado na UPA. Na última quarta-feira, foram atendidas 383 pessoas no Centro de Triagem e pouco mais de 300 com casos clínicos de urgência e emergência. Caso o Tito Bianchini não estivesse funcionando, seria outro dia em que a UPA passaria dos mil atendimentos.

"A reabertura do Tito Bianchini nos auxiliou e, principalmente, melhorou o atendimento ao cidadão. No início de janeiro, em alguns dias, as pessoas aguardaram por muitas horas para serem atendidas. Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera e prestar um serviço de qualidade," explica Gilmar Ribeiro, diretor da UPA.

Gilmar comenta que a partir de 1º de fevereiro receberá novos enfermeiros e técnicos. São profissionais aprovados em concurso e que reforçam a equipe desfalcada com várias pessoas contaminadas por covid-19.


Estrangeiros

Além da população de Lages, que não é pequena, a UPA atende pessoas de vários municípios, principalmente da Serra Catarinense nos finais de semana, período em que os municípios pequenos não têm atendimento emergencial na Saúde. Gilmar comenta que, em função das férias, a unidade atende muitas pessoas de outras cidades e estados, que estão em Lages a passeio e ficam doentes. "Como a UPA é uma unidade de portas abertas, não pode negar o atendimento a ninguém".


Crianças

Por enquanto, em função da alta demanda gerada pela pandemia, não há previsão para a UPA retomar o atendimento a crianças e adolescentes. Esses pacientes, atualmente, são atendidos no Hospital Seara do Bem. Até março de 2020, antes da pandemia, a UPA mantinha dois médicos exclusivos para esse público, situação que evitava a formação de filas. O ambulatório também era separado dos adultos. Assim que for possível, o diretor comenta que retomará esse trabalho.


Vacinação

O Tito Bianchini foi ativado em 2020 para atender a grande demanda de pessoas contaminadas. Foi dotado de um centro de triagem e enfermaria equipada com respiradores e outros equipamentos necessários para manter pacientes entubados. Com a redução da demanda devido ao avanço da vacinação, a unidade foi desativada em junho de 2021 e a UPA assumiu os serviços.

Desde julho, passou a ser utilizado como centro de vacinação contra a covid, trabalho que permanece de forma simultânea com o Centro de Triagem.

Poder Judiciário divulga canais para denúncias Anterior

Poder Judiciário divulga canais para denúncias

Depois dos dias de muito calor, frente fria chega a Santa Catarina Próximo

Depois dos dias de muito calor, frente fria chega a Santa Catarina

Deixe seu comentário