Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
Obras da Coronel Córdova serão concluídas em julho
-
Toninho Vieira e Amarildo Volpato/PML
Grande parte dos pontos comerciais e alguns dos serviços mais buscados em Lages está instalada na rua Coronel Córdova, via que está passando por modificações, as quais concluirão o projeto de revitalização do centro da cidade. As modificações na Coronel Córdova ocorrem desdce o cruzamento com as ruas Frei Rogério e João de Castro, em frente à agência dos Correios; até as ruas Quintino Bocaiúva e Manoel Thiago de Castro, onde estão o Terminal Urbano e a agência do Banco do Brasil (BB).
A iluminação em LED faz parte dos mudanças. Serão 40 postes ao longo da via e, no total, mais de 100, contando todo o centro revitalizado. A iluminação em LED assegura alta durabilidade, economia de consumo de energia elétrica e excelente performance tecnológica. A sigla LED significa, em inglês, Light Emitting Diode, em português, Diodo Emissor de Luz.
Os antigos postes de concreto, foram retirados e estão dando lugar a luminárias com fiação subterrânea, a exemplo das já substituídas nas avenidas Duque de Caxias e Dom Pedro II, e nas praças.
O diretor de Obras da Secretaria do Planejamento, engenheiro civil Franco Schweitzer Mendes, explica que, atualmente estão em andamento a aplicação da base para asfaltamento, base de concreto para passeios públicos (calçadas) em pedra-ferro (basalto) e iluminação. Estão prontos a drenagem e o esgotamento sanitário. Os próximos passos da obra serão as calçadas, pavimentação, iluminação e paisagismo. "Falta pouco para termos umas das áreas centrais que mais chamam a atenção no Estado. Contamos com a compreensão de todos, pois os resultados serão surpreendentes", resume o prefeito Antonio Ceron.
Em julho estará tudo finalizado
A revitalização da Rua Coronel Córdova deverá ser concluída até julho deste ano, cumprindo-se o prazo de seis meses, e completa o conjunto de obras de inovações da área central de Lages. O canteiro de obras foi ativado em 5 de janeiro deste ano, com o início das operações a partir dos serviços de substituição total da canalização de fornecimento de água, a segunda rede mais antiga de Lages (a da rua Nereu Ramos era a mais antiga); e de saneamento básico, enquadrando-se a estrutura às demandas atuais.
A série de ciclos das obras no Centro capta sua etapa final na rua Coronel Córdova, obedecendo-se o projeto de padronização utilizado nas execuções na rua Nereu Ramos, portanto, são dotadas de nova pavimentação asfáltica; construção de novos passeios públicos em pedra-ferro (basalto), com acessibilidade; estacionamentos renovados em ambos os lados, em paver; mesas de jogos e cadeiras em concreto e bancos em madeira para lazer e descanso dos cidadãos; iluminação em LED, e, de arrancada, substituição total das redes pluvial e de água potável com tubulação ampliada para oferecer mais vazão e garantir o abastecimento de água durante todos os dias do ano.
Uma rede complementar de água foi implantada com o intuito de reforçar a distribuição. As redes central e lateral (nas calçadas) estão interligadas e em funcionamento, atendendo todos os estabelecimentos comerciais, com normalidade, em uma vazão maior e com o dobro da capacidade anterior. As dimensões das calçadas foram ampliadas, com a finalidade de proporcionar maior segurança de pedestres em relação ao tráfego de veículos.
Vai ser diferente caminhar por ali
O Centro mais charmoso e lageanos cheios de entusiasmo. "A área central de Lages será uma das mais modernas e belas de Santa Catarina, com mais comodidade para as pessoas realizarem seus passeios com suas famílias e amigos, contemplando o paisagismo conforme a vocação da valorização paisagística e comercial de uma cidade. Todas as decisões que tomamos com relação à revitalização do Centro sempre aconteceram em comum acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), porque nesta área está concentrada parcela significativa do nosso comércio diariamente procurada pelas pessoas", justifica o secretário municipal do Planejamento de Obras, João Alberto Duarte.
Lages, você merece um lugar mais bonito!
O Centro de Lages está ganhando uma cara nova, gradativamente, há aproximadamente cinco anos, quando primeiramente houve a implantação do sistema de cabeamento subterrâneo, possibilitando eliminação de toda a fiação aérea, seja de eletricidade (energia elétrica), telefonia, Internet e de TV a cabo. O emaranhado de fios desapareceu e hoje se estende por dutos subterrâneos que cruzam vias centrais e passam ao lado de praças públicas.
O complexo e arrojado projeto de reurbanização e modernização e melhor viabilidade da mobilidade urbana da área do Centro integra os calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana) e ruas Nereu Ramos e Coronel Córdova e trecho da Correia Pinto. Contudo, foram asfaltadas também as ruas Quintino Bocaiúva, Coronel Serafim de Moura e Martinho Nerbass, todas estas três anteriormente constituídas por paralelepípedos. Os trabalhos de revitalização são realizados pela empresa Terra Engenharia Ltda., mesma terceirizada das obras de restauração do Mercado Público.
O valor das obras de revitalização do Centro como um todo totaliza em torno de R$ 13 milhões, provenientes de convênio entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a prefeitura. Já as obras estruturais e arquitetônicas do Mercado Público partem de um investimento de R$ 6,3 milhões, e são executadas pela prefeitura de Lages em coalizão também ao Governo do Estado. Nas duas, são investidos recursos financeiros estaduais com contrapartida do Município.
Deixe seu comentário