<
logo RCN

Obras da Coronel Córdova serão concluídas em julho

  • Toninho Vieira e Amarildo Volpato/PML

Grande parte dos pontos comerciais e alguns dos serviços mais buscados em Lages está instalada na rua Coronel Córdova, via que está passando por modificações, as quais concluirão o projeto de revitalização do centro da cidade. As modificações na Coronel Córdova ocorrem desdce o cruzamento com as ruas Frei Rogério e João de Castro, em frente à agência dos Correios; até as ruas Quintino Bocaiúva e Manoel Thiago de Castro, onde estão o Terminal Urbano e a agência do Banco do Brasil (BB).

A iluminação em LED faz parte dos mudanças. Serão 40 postes ao longo da via e, no total, mais de 100, contando todo o centro revitalizado. A iluminação em LED assegura alta durabilidade, economia de consumo de energia elétrica e excelente performance tecnológica. A sigla LED significa, em inglês, Light Emitting Diode, em português, Diodo Emissor de Luz.

Os antigos postes de concreto, foram retirados e estão dando lugar a luminárias com fiação subterrânea, a exemplo das já substituídas nas avenidas Duque de Caxias e Dom Pedro II, e nas praças.

O diretor de Obras da Secretaria do Planejamento, engenheiro civil Franco Schweitzer Mendes, explica que, atualmente estão em andamento a aplicação da base para asfaltamento, base de concreto para passeios públicos (calçadas) em pedra-ferro (basalto) e iluminação. Estão prontos a drenagem e o esgotamento sanitário. Os próximos passos da obra serão as calçadas, pavimentação, iluminação e paisagismo. "Falta pouco para termos umas das áreas centrais que mais chamam a atenção no Estado. Contamos com a compreensão de todos, pois os resultados serão surpreendentes", resume o prefeito Antonio Ceron.


Em julho estará tudo finalizado

A revitalização da Rua Coronel Córdova deverá ser concluída até julho deste ano, cumprindo-se o prazo de seis meses, e completa o conjunto de obras de inovações da área central de Lages. O canteiro de obras foi ativado em 5 de janeiro deste ano, com o início das operações a partir dos serviços de substituição total da canalização de fornecimento de água, a segunda rede mais antiga de Lages (a da rua Nereu Ramos era a mais antiga); e de saneamento básico, enquadrando-se a estrutura às demandas atuais.

A série de ciclos das obras no Centro capta sua etapa final na rua Coronel Córdova, obedecendo-se o projeto de padronização utilizado nas execuções na rua Nereu Ramos, portanto, são dotadas de nova pavimentação asfáltica; construção de novos passeios públicos em pedra-ferro (basalto), com acessibilidade; estacionamentos renovados em ambos os lados, em paver; mesas de jogos e cadeiras em concreto e bancos em madeira para lazer e descanso dos cidadãos; iluminação em LED, e, de arrancada, substituição total das redes pluvial e de água potável com tubulação ampliada para oferecer mais vazão e garantir o abastecimento de água durante todos os dias do ano.

Uma rede complementar de água foi implantada com o intuito de reforçar a distribuição. As redes central e lateral (nas calçadas) estão interligadas e em funcionamento, atendendo todos os estabelecimentos comerciais, com normalidade, em uma vazão maior e com o dobro da capacidade anterior. As dimensões das calçadas foram ampliadas, com a finalidade de proporcionar maior segurança de pedestres em relação ao tráfego de veículos.


Vai ser diferente caminhar por ali

O Centro mais charmoso e lageanos cheios de entusiasmo. "A área central de Lages será uma das mais modernas e belas de Santa Catarina, com mais comodidade para as pessoas realizarem seus passeios com suas famílias e amigos, contemplando o paisagismo conforme a vocação da valorização paisagística e comercial de uma cidade. Todas as decisões que tomamos com relação à revitalização do Centro sempre aconteceram em comum acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), porque nesta área está concentrada parcela significativa do nosso comércio diariamente procurada pelas pessoas", justifica o secretário municipal do Planejamento de Obras, João Alberto Duarte.


Lages, você merece um lugar mais bonito!

O Centro de Lages está ganhando uma cara nova, gradativamente, há aproximadamente cinco anos, quando primeiramente houve a implantação do sistema de cabeamento subterrâneo, possibilitando eliminação de toda a fiação aérea, seja de eletricidade (energia elétrica), telefonia, Internet e de TV a cabo. O emaranhado de fios desapareceu e hoje se estende por dutos subterrâneos que cruzam vias centrais e passam ao lado de praças públicas.

O complexo e arrojado projeto de reurbanização e modernização e melhor viabilidade da mobilidade urbana da área do Centro integra os calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana) e ruas Nereu Ramos e Coronel Córdova e trecho da Correia Pinto. Contudo, foram asfaltadas também as ruas Quintino Bocaiúva, Coronel Serafim de Moura e Martinho Nerbass, todas estas três anteriormente constituídas por paralelepípedos. Os trabalhos de revitalização são realizados pela empresa Terra Engenharia Ltda., mesma terceirizada das obras de restauração do Mercado Público.

O valor das obras de revitalização do Centro como um todo totaliza em torno de R$ 13 milhões, provenientes de convênio entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a prefeitura. Já as obras estruturais e arquitetônicas do Mercado Público partem de um investimento de R$ 6,3 milhões, e são executadas pela prefeitura de Lages em coalizão também ao Governo do Estado. Nas duas, são investidos recursos financeiros estaduais com contrapartida do Município.

Serviço de Acolhimento, em Lages, recebe equipamentos eletrônicos Anterior

Serviço de Acolhimento, em Lages, recebe equipamentos eletrônicos

Polícia Civil faz prisão por tráfico de drogas, no Ponte Grande Próximo

Polícia Civil faz prisão por tráfico de drogas, no Ponte Grande

Deixe seu comentário