<
logo RCN
Previsão do tempo

Frente fria avança em Santa Catarina promete temporais, com risco de vendavais e granizo

  • Ricardo Wolffenüttel / Arquivo / SECOM

Defesa Civil alerta para chuvas intensas, granizo e ventos fortes, no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

A aproximação de uma frente fria e a formação de um Ciclone Extratropical que acontece próximo ao Litoral do Rio Grande do Sul e Uruguai trazem alerta para temporais em todo o estado. A meteorologia da Defesa Civil indica chuvas intensas, granizo e ventos fortes, com as áreas mais afetadas sendo o Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Os temporais devem ocorrer de forma rápida, mas com forte intensidade, iniciando entre o final da manhã de quarta-feira, 23, e o início da tarde nas regiões de divisa  com o Rio Grande do Sul e Argentina, e avançando para outras áreas ao longo da tarde e noite. A Defesa Civil alerta, com risco moderado a alto, para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas.

Após a passagem da frente fria, na sexta-feira, 25, o Ciclone Extratropical começa a se afastar da costa sul do Brasil, provocando rajadas de vento nas áreas Serranas entre o Meio-Oeste e próximas à costa do Litoral Sul e Grande Florianópolis. As rajadas ficam entre 50 e 60 km/h com pontuais mais altos nas áreas serranas e da costa sul de Santa Catarina.

Diante das condições climáticas severas, a Defesa Civil emitiu recomendações à população:

  • Busque abrigo: Durante os temporais, procure um local seguro, longe de árvores, placas e postes de energia, que podem ser arremessados pelos ventos fortes.
  • Segurança na praia: Evite permanecer na água, uma vez que a combinação de raios e mar agitado representa um risco elevado.
  • Cuidado com alagamentos: Nunca atravesse ruas alagadas ou pontes submersas, pois a profundidade da água pode ser enganosa e perigosa.


MPSC recorre até obter a prisão do suspeito de agredir mulher grávida em Lages Anterior

MPSC recorre até obter a prisão do suspeito de agredir mulher grávida em Lages

Giba Ronconi pede exoneração da Fundação Cultural de Lages Próximo

Giba Ronconi pede exoneração da Fundação Cultural de Lages

Deixe seu comentário