Plano de prevenção à violência nas escolas tem aval da Comissão de Finanças |
OAB Lages comemora 50 anos de instalação
-
Cláudia Pavão
Em evento realizado em sua sede social, a OAB de Lages comemorou 50 anos de instalação, estando entre uma das primeiras subseções a serem criadas em Santa Catarina.
O presidente da subseção, Rodrigo Göetten de Almeida, que deixa o cargo em 2022 para fazer parte da diretoria da OAB SC, destacou que o grande desafio dessa gestão foi fazer este trabalho durante uma pandemia. "Isso mudou os planos de toda a gestão, seja no Estado ou nas subseções. Tivemos de nos adaptar às transformações para que as atividades da advocacia e do atendimento à sociedade não parassem durante esse período. O que podemos reafirmar, é o compromisso da instituição para com o advogado e com a sociedade. Não importa o desafio. A OAB estará sempre à frente, em busca de soluções comprometidas com a advocacia."
Presente no evento, o presidente da OAB SC, Rafael Horn, que se desligou do cargo na última sexta-feira (10), para integrar uma das chapas que concorrerá à presidência nacional da entidade, também destacou os desafios desse período e os avanços conquistados. "Desde o início da pandemia, conseguimos o reconhecimento da advocacia como atividade essencial. Os escritórios ficaram abertos aqui em Santa Catarina. Conseguimos, também, uma importante ordem expedida pela Corregedoria de Justiça que foi a prioridade na expedição de alvarás. Isso viabilizou o sustento dos escritórios e garantiu o pagamento de valores aos cidadãos, aqueles que dependem do Judiciário para receber o bem da sua vida. Além disso, tivemos a implantação de balcão virtual e da central de atendimento eletrônico, foram ferramentas digitais que garantiram que o advogado continuasse. O advogado criminalista conseguiu o parlatório virtual e não precisa mais ir ao presídio para falar com seu cliente", destacou Horn, entre os avanços conquistados pela advocacia catarinense.
Sobre os 50 anos da subseção, Horn lembrou que a advocacia lageana sempre teve forte representatividade, tendo, inclusive, o político e advogado lageano Nereu Ramos, como primeiro presidente da OAB no Estado de Santa Catarina. "São expoentes lideranças da advocacia, uma advocacia que sempre protagonizou em Santa Catarina."
Um pouco da história
A Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 1930. Tem como objetivo "defender a constituição, a ordem jurídica do estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social e a pugnação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas". Seu objetivo também é "promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil" (Ordem dos Advogados do Brasil, 2001, p.57).
Em Santa Catarina, no ano de 1933, no dia 1º de janeiro, em Florianópolis, na sala dos advogados cedida pelo Tribunal de Apelação (TJ), localizada na Praça Pereira Oliveira, foi instalada a seccional da OAB.
A primeira diretoria do Conselho Seccional era composta por Nereu Ramos, como presidente; Edmundo Acácio Moreira, vice-presidente; Pedro de Moura Ferro, 1º secretário; João Bayer Filho, 2º secretário e Affonso Wanderley Júnior, tesoureiro.
Em 1936, quando Nereu Ramos era interventor no Estado, nomeado por Getúlio Vargas, a OAB de Santa Catarina, ganhou nova sede, à Rua Felipe Schmidt, 38, local onde funcionava a Faculdade de Direito.
Em uma primeira etapa de expansão da entidade, foram criadas oito subseções, no dia 22 de dezembro de 1971, entre elas, a de Lages, juntamente a Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville e Tubarão.
Fonte: https://www.oab-sc.org.br/inicio
Deixe seu comentário