<
Educação

Municípios da Serra Catarinense firmam Pacto pela Aceleração do Ideb

Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense tem como finalidade reunir gestores, educadores e representantes dos municípios da região para refletir sobre estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública. Ato de assinatura do Pacto ocorreu nesta terça-feira (26 de agosto), no Teatro do Centro Universitário Facvest (Unifacvest).

O Município de Lages foi anfitrião, nesta terça-feira (26 de agosto), do Pacto pela Aceleração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Serra Catarinense.

O ato de assinatura do Pacto foi realizado no Teatro do Centro Universitário Facvest (Unifacvest) e contou com a presença de prefeitos e secretários de educação da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), entre outras autoridades. Idealizado pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Educação, o evento ainda contou com a palestra “Aprendizagem com equidade e o direito dos estudantes”, do especialista em políticas educacionais e Ideb, professor Carlos Sanches.

O Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense tem como finalidade reunir gestores, educadores e representantes dos municípios da nossa região para refletir sobre estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública, em especial no que se refere ao fortalecimento dos indicadores educacionais.

A assinatura do Pacto simboliza a união de esforços da Serra Catarinense em prol da aprendizagem, do avanço dos resultados educacionais e da garantia de uma educação pública de qualidade, equitativa e comprometida com a transformação social.

O Ideb é um indicador que avalia a qualidade da educação no Brasil. O Índice combina o fluxo escolar (taxa de aprovação, medida pelo censo escolar) com o desempenho em avaliações nacionais, especialmente de português e matemática, medido pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Criado em 2007, o Ideb serve como um guia para que o sistema educacional e cada escola estabeleçam metas, planejem ações e reflitam sobre o que precisa ser melhorado para garantir um ensino de maior qualidade para os alunos. A prefeita Carmen Zanotto enfatizou o compromisso assumido pelos gestores da região da Amures.

“Todos os prefeitos tem uma grande tarefa. Não estamos aqui hoje somente para compor mesa. Hoje todos os 18 prefeitos da Amures assinam um compromisso conjunto, com todos os secretários, professores, colaboradores e estudantes, para avançarmos na construção de uma região mais justa. Mais do que avançar em um indicador, temos o compromisso de dar aos nossos estudantes da rede pública as mesmas condições de aprendizado que as crianças da rede privada possuem. Só assim estaremos fazendo políticas públicas com justiça”, realçou a prefeita Carmen.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, ressaltou a educação como motor para a transformação social e enfatizou a atenção a primeira infância como ponto central na aceleração do índice do Ideb na região.

“Não há mudança de cidade que não perpasse sem a valorização dos processos da Educação. Cada escola que fortalece o Ideb, fortalece o futuro da nossa cidade, estado e país. Não se pode falar em avançar em índices educacionais sem mencionar o respeito a primeira infância. Este é o período mais importante no processo de ensino aprendizagem. Precisamos cuidar e educar. Só assim construiremos o Ideb que merecemos”, realçou o secretário Cristian.

Fotos: Marcos Heitor de Carvalho

Municípios da Serra Catarinense firmam Pacto pela Aceleração do Ideb Anterior

Municípios da Serra Catarinense firmam Pacto pela Aceleração do Ideb

Detran vai leiloar 408 veículos e Lages será uma das cidades a receber a ação Próximo

Detran vai leiloar 408 veículos e Lages será uma das cidades a receber a ação

Deixe seu comentário