-
Um dos objetivos é conscientizar sobre o respeito na faixa de pedestre
Mauro Maciel
Caminhar Junt @ s é uma iniciativa que reúne pessoas de Lages, que juntas ou sozinhas caminham com frequência. No dia 15 de novembro, elas farão uma caminhada com um objetivo um pouco diferente, chamar a atenção para as condições das calçadas da cidade e para a falta de respeito dos motoristas que não param na faixa de pedestres. A saída será às 17 horas em frente à Escola Zulmira Auta da Silva, no Bairro Popular. A intenção é percorrer duas milhas pela Avenida 1º de Maio, até a Praça Antônio Dorval de Macedo, no Coral. Os interessados ??em participar devem usar máscara.
A organização está a cargo de Aneliese Souza, Maria Aparecida Farias Doege, Vitor Hugo Mendes. "Vivemos em uma cidade para carros ... poucos, muito poucos, respeitam as faixas de pedestres. Caminhar pelas calçadas de nossa cidade oferece muitos riscos para os pedestres. Em grande parte são desencontradas (piso), quebradas, irregulares, ausentes. Você já imaginou a situação de um idoso / a, cadeirante ou de uma pessoa cega ?. Longe do centro da cidade a situação é ainda mais difícil. Nos bairros, onde mais se anda a pé, a situação do caminhante não é nada fácil. Tem muitas ruas de chão e onde chegou o asfalto, que privilegia os carros, o / a pedestre, o idoso / a, o cadeirante ... se arruma como pode ", justificam os organizadores.
Eles alegam que cidades sustentáveis ??pedem desenvolvimento sustentável. O que pressupõe um modo de viver que inclui conviver, cuidar da vida das pessoas, da natureza, dos animais, do planeta, nossa casa comum.
Faixa de pedestre
Estabelece o artigo 214, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro que deixar de dar preferência de passagem a pedestre e o veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada é infração. Tal infração é gravíssima e resulta em penalidade de sete pontos no CNH, sem contar a multa no valor de R $ 191,54.
É importante saber que, mesmo nos locais onde haja semáforo, se o pedestre iniciar a travessia quando o sinal está vermelho para o condutor, ainda que, em seguida, o sinal fique verde, é necessário que o condutor espere o pedestre conclua a travessia, para depois seguir em frente.
Calçadas
Em Lages, a Lei Orgânica Municipal serviço que a construção e manutenção dos passeios públicos é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Isso vale mesmo que o terreno não possua construções ou que não seja habitado.
Caso o proprietário não construa ou cumpra as calçadas em condições de uso, deve ser notificado pela prefeitura, que precisa estipular um prazo para os serviços. Caso, mesmo assim, uma obra não seja realizada, é passível de multa. Em casos de casos a prefeitura pode realizar o serviço e lançar a despesa em dívida ativa.
Deixe seu comentário