<
logo RCN
Escotismo

Movimento completa 118 anos com presença marcante em Santa Catarina e impacto na formação de jovens

O maior movimento de educação não formal para jovens no mundo chega aos 118 anos nesta sexta-feira, 1º de agosto, reunindo milhões de pessoas em mais de 170 países.

Fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, o Escotismo nasceu com um acampamento experimental na Ilha de Brownsea, na Inglaterra, reunindo 20 jovens.

Desde então, a proposta de formar cidadãos conscientes, solidários e preparados para os desafios do mundo moderno ganhou alcance global e continua atual, conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O movimento em Santa Catarina

Em Santa Catarina, o escotismo tem atuação expressiva. São 129 grupos escoteiros espalhados por todas as regiões do estado, com mais de 11 mil associados — entre crianças, adolescentes, jovens e adultos voluntários.

Santa Catarina ocupa a terceira colocação entre as regiões escoteiras mais atuantes do país, ao lado de São Paulo e Rio Grande do Sul. Mais de 8 mil jovens participam das atividades semanais, apoiados por cerca de 3 mil adultos responsáveis por aplicar o Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil.

Escotismo em Lages: educação pelo ar e pela terra

Em Lages, o destaque é o Grupo Escoteiro do Ar Gralhas de Aço, fundado em 5 de dezembro de 2020. Com cerca de 50 membros ativos, o grupo alia a tradicional vivência escoteira com a paixão pela aviação.

Como grupo da modalidade do ar, o Gralhas de Aço desenvolve atividades voltadas não apenas ao campismo, mas também ao universo aeronáutico — como meteorologia, navegação aérea, aeromodelismo e jogos temáticos.

As atividades são realizadas aos sábados, das 14h às 17h, na sede do grupo, localizada dentro do Aeroporto de Lages. Podem participar crianças e jovens com idades entre 6 anos e meio e 14 anos.

A proposta é promover a formação integral dos participantes por meio da aventura, do trabalho em equipe e do serviço à comunidade, sempre com base na promessa e na lei escoteira.

A presença do escotismo em Lages reforça o papel transformador do movimento na vida de crianças e adolescentes, oferecendo um ambiente seguro, inclusivo e inspirador.

"Mais do que comemorar uma data histórica, os 118 anos do Movimento Escoteiro reforçam nosso compromisso com a educação por meio da vivência em grupo e do serviço ao próximo", destaca Vanessa Cristina de Melo Randig, diretora-presidente dos Escoteiros de Santa Catarina.

Curiosidade: escotismo ou escoteirismo?

No Brasil, os dois termos são usados para se referir ao movimento, mas ‘escotismo’ é o mais adotado oficialmente pelos Escoteiros do Brasil. A palavra tem origem nas línguas francesa e inglesa — scoutisme e scouting — e carrega um sentido mais amplo e institucional, representando a filosofia e a proposta educativa do movimento.

Para saber mais
• Grupo Escoteiro do Ar Gralhas de Aço — Instagram: @gegralhasdeaco

• Escoteiros de Santa Catarina — escoteirosSC.org.br | Instagram: @escoteirosSC


Polícia Civil prende acusado de estupro em Lages Anterior

Polícia Civil prende acusado de estupro em Lages

TJSC acolhe pleito da OAB/SC e altera regramento em vara especial Próximo

TJSC acolhe pleito da OAB/SC e altera regramento em vara especial

Deixe seu comentário