<
logo RCN

Demora em internações, consultas, exames e cirurgias é tema de seminário

  • Fernanda Córdova é a representante da Amures

    Oneris Lopes / Amures / Divulgação

Construir soluções para diminuir a fila de espera e a demora de atendimento dos pacientes que aguardam procedimentos pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Essa é a proposta do Seminário de Saúde da Serra Catarinense, que será promovido pela Amures e Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amures) no dia 26 de maio no Auditório do CCJ da Uniplac. A expectativa é reunir 200 pessoas entre prefeitos, vereadores e gestores da Saúde.

A presidente da Amures prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, explica que o seminário terá cunho técnico. "A missão desse evento será minimizar o problema das longas filas de espera que tanto castigam a população. Por isso, vamos reunir as entidades e conhecedores do assunto para construirmos juntos soluções efetivas."

Entre os convidados a participar da programação constam nomes como da deputada federal Carmen Zanotto, o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, Ana Maria Groff Jansen, de Joinville, Clemilson Augusto de Souza, Clones Hostins e dentre outros, Cláudia Gonçalves, da Câmara Técnica Estadual, responsável pela regulação de atendimento.

Beatriz Montemezzo, diretora executiva do CIS/Amures, explica que existem dois tipos de regulação: a estadual, que regula internamentos e cirurgias (na Regional de Saúde) e a municipal, que regula consultas e exames (na Secretária de Saúde de Lages). Cada vez que um procedimento é solicitado, o nome do paciente passa a fazer parte de uma fila de espera.

Para Beatriz, em virtude da pandemia, a maioria das especialidades ficaram represadas. Mas as filas ocorrem por vários motivos. "Em relação às cirurgias, principalmente pela falta de leitos e interesse dos profissionais em decorrências dos valores pagos pelo estado."

O Hospital Tereza Ramos ativou sua nova ala, mas o problema de falta de leito continua. De acordo com Beatriz é porque faltam profissionais e existem alguns entraves por ser estadual.


Problema já foi discutido esse ano

No dia 3 de março deste ano, a Câmara de Vereadores de Lages, a pedido do vereador Ênio do Vime, realizou audiência pública para discutir o mesmo assunto. Na ocasião foram apresentados vários casos de pessoas que aguardam há mais de dois anos por procedimentos.

Daniela Rosa de Oliveira, supervisora regional de Saúde, explicou que os procedimentos foram prejudicados pela pandemia, mas de 15 de fevereiro de 2020 a 31 de dezembro de 2021, 2097 cirurgias foram autorizadas. De janeiro a março de 2022, outras 200 foram feitas. Para ela, as campanhas de cirurgias eletivas são suspensas por vários motivos. Na pandemia a suspensão ocorreu por falta de leitos e de kits de intubação.

Na mesma audiência, representando o Ministério Público, o promotor Vinícius Silva Peixoto, da 14ª Promotoria de Justiça de Lages, afirmou que por tudo que havia ouvido, a prestação do serviço público (na saúde) deve ser reavaliada para corrigir processos.

SEMINÁRIO DE SAÚDE DA SERRA CATARINENSE

Tema Central: SISREG (26 de maio)


Programação

8:00 às 8:30 - Recepção

8:40 - Abertura Oficial

Ênio do Vime - Vereador Proponente do Requerimento da Audiência Pública

Fernanda Córdova - Presidente Amures

Erlon Tancredo Costa - Presidente CIS-AMURES

Juliano Chiodelli - Subchefe da Casa Civil do Governo de Santa Catarina

Daniele da Rosa - Coordenadora Regional de Saúde

Claiton Camargo - Coordenador da Comissão Intergestora Regional

9:30 - Cleones Hostins

Apresentação e Funcionamento do SISREG

10:30 - Ana Maria Groff Jansen - Joinville (30 min)

Experiência Exitosa do SISREG

11:15 - Clemilson Augusto de Souza (40 min)

Proposta de Soluções SISREG

13:30 - Carmen Zanotto (45 min)

Ação parlamentar para minimizar fila SISREG

14:15 - Painel Debate

Encaminhamentos - Soluções Fila SISREG

Dr. Douglas Roberto Martins - Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor - MP.

Erlon Tancredo Costa / Beatriz Rodrigues Bleyer - CIS-Amures

Antônio Ceron / Claiton Camargo - Saúde Lages.

Fernanda Córdova - Presidente AMURES

Carmen Zanotto - Deputada Federal

Sidnei Bellé - Secretário Executivo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina - COSEMS/SC

Clemilson Augusto de Souza - Técnico COSEMS/SC

Crimes contam com delegacia especializada em Santa Catarina Anterior

Crimes contam com delegacia especializada em Santa Catarina

Mês de maio pode bater recorde de frio Próximo

Mês de maio pode bater recorde de frio

Deixe seu comentário