<
Infraestrutura

CDL Lages sedia reunião estratégica sobre avanços da BR-282

O encontro deu sequência às discussões sobre as obras de duplicação, readequação e aumento da capacidade da rodovia no trecho entre Palhoça e Lages

A CDL Lages recebeu, na manhã desta segunda-feira (24), autoridades municipais, regionais, estaduais e federais para dar continuidade ao encontro realizado em 17 de novembro, na ACIL, quando o Ministério Público Federal apresentou o detalhamento dos oito lotes do edital do DNIT voltados à duplicação, readequação e aumento de capacidade da BR-282.

Entre os lotes apresentados, ganharam destaque:

Lotes 7 e 8, que envolvem diretamente o perímetro urbano de Lages;

Lote 9, responsável pelo projeto da interseção BR-282 x BR-116, um dos pontos mais críticos e estratégicos para o fluxo regional.

Durante a apresentação, foram ressaltados diversos trechos que exigem intervenção prioritária, como o acesso ao Parque Industrial Público, o trevo do Condomínio Aspen, o acesso a Otacílio Costa e às empresas instaladas na região, o Aeroporto de Lages, além da área do Lages Shopping Center, Havan e demais empreendimentos.

Também foram lembrados o trevo do Salto Caveiras, a Avenida Ponte Grande, os acessos das cidades de Bom Retiro e São Jose do Cerrito e a interseção BR-282/BR-116, que terá reunião técnica exclusiva no próximo dia 1º de dezembro, às 9h, na ACIL, conforme agendamento oficial do Ministério Público Federal.


Presença de autoridades

Participaram do encontro o deputado federal Pedro Uczai, presidente do Fórum Parlamentar Catarinense; o deputado estadual Lucas Neves; a prefeita de Lages Carmen Zanotto; o presidente da Câmara de Vereadores Maurício Batalha; o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Amauri Souza Lima; e o presidente da CDL Lages, Célio Antunes Bueno, além de vereadores, lideranças empresariais e representantes de diversas entidades da região.

Ao abrir o evento, Célio Bueno, presidente da CDL Lages, destacou que o encontro tem como finalidade “avançar nos estudos já iniciados, avaliar prazos, prioridades e identificar o que precisa ser acelerado, com foco em soluções viáveis e orientadas ao desenvolvimento da Serra Catarinense”.

Em sua manifestação, a prefeita Carmen Zanotto reforçou a urgência das intervenções e o impacto direto das obras na segurança da população. “Esses trechos representam risco diário para quem utiliza a rodovia. Precisamos das melhorias estruturais com urgência e seguiremos ao lado das instituições para garantir que as soluções sejam executadas com responsabilidade técnica e agilidade”, destacou a prefeita. Carmen também enfatizou o papel estratégico da BR-282 para a atração de novas empresas, para o fortalecimento da indústria local e para o alcance da produção regional.

O superintendente do DNIT-SC, Amauri Souza Lima, ressaltou o compromisso do órgão com as demandas apresentadas e afirmou que o diálogo com Lages será contínuo.

“O DNIT está atento às necessidades da região e o trabalho técnico já está em andamento. Estamos alinhando os projetos para que cada intervenção seja segura, eficiente e adequada ao crescimento da cidade. A participação das entidades é fundamental nesse processo, e nossa presença aqui demonstra esse compromisso. ”


Próximos passos

As melhorias debatidas na reunião são aguardadas há anos e representam um avanço essencial para o desenvolvimento econômico, a mobilidade e a segurança viária da Serra Catarinense.

O próximo encontro técnico, no dia 1º de dezembro, terá como foco principal a análise da interseção BR-282 x BR-116 e dos pontos críticos do Lote 9.

A reunião será conduzida pelo Ministério Público Federal, com participação das equipes técnicas e representantes das entidades envolvidas.

CDL Lages sedia reunião estratégica sobre avanços da BR-282 Anterior

CDL Lages sedia reunião estratégica sobre avanços da BR-282

Polícia Civil prende homem condenado por tráfico de drogas Próximo

Polícia Civil prende homem condenado por tráfico de drogas

Deixe seu comentário