<
logo RCN

Casa de família tradicional de Lages é destruída pelo fogo

  • 5ºBBM

Por volta das 6h27, de sexta-feira (14) o trem de socorro do Corpo de Bombeiros de Lages foi acionado para atender a um incêndio em residência no entroncamento da rua Correia Pinto com as avenidas Presidente Vargas e Duque de Caxias. Tratava-se de antigo casarão, o qual encontrava-se sem ocupação e, segundo vizinhos, servindo de abrigo para moradores de rua.

No momento da chegada da guarnição, composta por cinco bombeiros militares e quatro comunitários, o fogo encontrava-se localizado na região dos fundos da residência, nos pavimentos superior e inferior, sendo possível visualizar as chamas tomando por completo o telhado.

Rapidamente, foi montado o estabelecimento para o combate composto por dois lances de mangueira de 2 ½ polegadas, com duas linhas de ataque, sendo que em uma permaneceu no piso superior e outra no piso inferior. As duas frentes de combate realizaram ataque direto e ofensivo no interior do imóvel, ficando, inicialmente, o ABTR 105 como caminhão de abastecimento.

Após o consumo da água disponível , outra viatura foi reposicionada na rua em frente à residência, fazendo uso da água disponível na RTI do sistema hidráulico preventivo do Edifício Amanda, localizado do outro lado da rua, sendo utilizados aproximadamente 8 mil litros de água.

Foi necessário acionar bombeiros militares e comunitários de folga, a fim de reforçar o efetivo na operação e deslocar com viaturas reservas para disponibilização de água para o combate ao incêndio e rescaldo.

Após o início do combate direto, os socorristas perceberam o risco de colapso da estrutura e optaram em realizar o combate de forma defensiva.

Foram utilizados, durante a operação, cerca de 45 mil litros de água, em 4 horas de trabalho. Participaram da ocorrência, 20 bombeiros militares e comunitários. Após o combate, o local permaneceu isolado para a realização da pericia. A qual foi iniciada ainda durante a tarde da ocorrência.


Casarão da família Costa

O imóvel destruído pelo fogo pertencia à tradicional família de Lages: a família Costa. No local, viveram personalidades da política lageana, a exemplo de Otacílio Costa e a esposa Adélia, juntamente com os filhos, entre eles, o historiados Licurgo Costa.

Mais tarde, o médico João Costa, irmão de Otacílio, passou a residir no local com a família.


Posse da nova diretoria do MTG prestigiada por diversas autoridades Anterior

Posse da nova diretoria do MTG prestigiada por diversas autoridades

Operário morre em acidente de trabalho em um construção Próximo

Operário morre em acidente de trabalho em um construção

Deixe seu comentário