Plano de prevenção à violência nas escolas tem aval da Comissão de Finanças |
Casa de família tradicional de Lages é destruída pelo fogo
-
5ºBBM
Por volta das 6h27, de sexta-feira (14) o trem de socorro do Corpo de Bombeiros de Lages foi acionado para atender a um incêndio em residência no entroncamento da rua Correia Pinto com as avenidas Presidente Vargas e Duque de Caxias. Tratava-se de antigo casarão, o qual encontrava-se sem ocupação e, segundo vizinhos, servindo de abrigo para moradores de rua.
No momento da chegada da guarnição, composta por cinco bombeiros militares e quatro comunitários, o fogo encontrava-se localizado na região dos fundos da residência, nos pavimentos superior e inferior, sendo possível visualizar as chamas tomando por completo o telhado.
Rapidamente, foi montado o estabelecimento para o combate composto por dois lances de mangueira de 2 ½ polegadas, com duas linhas de ataque, sendo que em uma permaneceu no piso superior e outra no piso inferior. As duas frentes de combate realizaram ataque direto e ofensivo no interior do imóvel, ficando, inicialmente, o ABTR 105 como caminhão de abastecimento.
Após o consumo da água disponível , outra viatura foi reposicionada na rua em frente à residência, fazendo uso da água disponível na RTI do sistema hidráulico preventivo do Edifício Amanda, localizado do outro lado da rua, sendo utilizados aproximadamente 8 mil litros de água.
Foi necessário acionar bombeiros militares e comunitários de folga, a fim de reforçar o efetivo na operação e deslocar com viaturas reservas para disponibilização de água para o combate ao incêndio e rescaldo.
Após o início do combate direto, os socorristas perceberam o risco de colapso da estrutura e optaram em realizar o combate de forma defensiva.
Foram utilizados, durante a operação, cerca de 45 mil litros de água, em 4 horas de trabalho. Participaram da ocorrência, 20 bombeiros militares e comunitários. Após o combate, o local permaneceu isolado para a realização da pericia. A qual foi iniciada ainda durante a tarde da ocorrência.
Casarão da família Costa
O imóvel destruído pelo fogo pertencia à tradicional família de Lages: a família Costa. No local, viveram personalidades da política lageana, a exemplo de Otacílio Costa e a esposa Adélia, juntamente com os filhos, entre eles, o historiados Licurgo Costa.
Mais tarde, o médico João Costa, irmão de Otacílio, passou a residir no local com a família.
Deixe seu comentário