logo RCN
De Lages a Florianópolis

Aventureiros percorrem, a pé, 202 quilômetros

Muita disposição, ser aposentado e ter, no mínimo, 50 anos de idade. Este é o perfil das pessoas que participam da 15ª Rota dos Tropeiros, aventura que prevê 202 quilômetros de caminhada entre Lages e Florianópolis.

Hoje, sexta-feira, eles devem sair de Alfredo Wagner, percorrer mais de 20 quilômetros para pernoitar em Rancho Queimado. Caminhando desde o dia 1 de abril, a chegada está prevista para às 12 horas do dia 10, em frente a Igreja Matriz de Florianópolis. 

Guido Becker é quem organiza o evento, que está na sua 15ª edição. Ele comenta que um ônibus serve de apoio e aguarda o grupo a cada cinco quilômetros para suprir qualquer necessidade.

Pernoites e as principais refeições são feitas em locais pré-definidos, de acordo com um cronograma. Desta forma, o grupo tem uma meta diária para percorrer. 

O grande diferencial está no trajeto. Quando se fala em viajar entre Lages e Florianópolis, logo se pensa em margear a rodovia BR-282.

Mas, na maioria das vezes, o grupo percorre por estradas de chão batido, passando por campos, cachoeiras, montanhas e pontes.

É que, antes da abertura da BR-282, o percurso entre a Serra e o litoral era feito por outro trajeto, que em grande parte ainda persiste ao tempo na forma de estradas de terra. É o que ocorre em Bom Retiro. 

Além de Lages, os aventureiros passam por Bocaina do Sul, Bom Retiro, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Angelina, São Pedro de Alcântara, São José e Florianópolis. O retorno é feito de ônibus. 

Empresário e fotógrafo em São Joaquim, Anselmo Nascimento é adepto de caminhadas. "Sou um apaixonado pela vida outdoor. Além das cavalgadas, adoro estradas e vivo acampando e caminhando, onde faço diversas trilhas por lugares aqui mesmo na Serra Catarinense, na companhia de amigos.” 

Ele comenta que a Rota dos Tropeiros foi o primeiro desafio de caminhar por mais de três dias. “O cara que inicia a prática de caminhar, não quer parar nunca. Adora a convivência em grupo. Os Caminhantes são uma grande família.”

Depois da Rota dos Tropeiros, a maior caminhada de Anselmo foi o Caminho de Compostela, onde percorreu 811 quilômetros em 32 dias, em setembro de 2023. Para ela uma experiência única, que somente quem faz sabe seu verdadeiro significado.

Fotos: Anselmo Nascimento / Divulgação


Plano diretor e planos municipais Anterior

Plano diretor e planos municipais

Alteração da área rural para urbana - como fica a reseva legal Próximo

Alteração da área rural para urbana - como fica a reseva legal

Deixe seu comentário