<
GTS

Da lavoura ao combustível de avião: carinata avança em Campos Novos

  • Produtor João Luiz Almeida na colheita de carinata em sua propriedade

Semente desponta como alternativa de renda para o produtor

A colheita da carinata em Campos Novos/SC  marca um novo momento para os produtores da região, que passam a contar com uma alternativa de inverno voltada ao mercado internacional de biocombustível sustentável para a aviação (SAF).

A cultura, fomentada pela Copercampos, tem toda sua produção destinada à exportação, principalmente para a Europa, com destaque para o mercado francês.

Segundo o engenheiro agrônomo da Copercampos, Luiz Antonio Carniel, a carinata é uma planta da família das Brássicas, semelhante à canola, e vem sendo desenvolvida especificamente para produção de óleo voltado ao setor aéreo.

“Ela entra como uma alternativa de renda ao produtor, reduzindo a dependência de culturas tradicionais como trigo e aveia, além de aproveitar um mercado global que busca combustíveis mais sustentáveis”, explica.

Além do apelo comercial, a carinata apresenta ganhos agronômicos relevantes. Seu sistema radicular favorece a descompactação do solo e a ciclagem de nutrientes, contribuindo para a melhoria da saúde do solo ao longo de seu ciclo, que nesta safra chegou a até 210 dias devido ao frio intenso. As produtividades chegaram a 37 sacos por hectare, impactadas pelas geadas severas registradas na região.

A colheita foi acompanhada na fazenda do produtor João Luiz Almeida, que utilizou plataforma Draper da GTS, indústria localizada em Lages. Além de garantir eficiência na operação, o uso de equipamentos produzidos na Serra Catarinense também fortalece a cadeia econômica regional.

“É uma cultura nova, desafiadora, mas com futuro. Estamos aprendendo e nos adaptando, mas vejo potencial”, destaca o produtor.

Mesmo sendo uma cultura recente na região, a carinata já desperta interesse crescente entre produtores. Carniel reforça que o plantio exige atenção na escolha da área, principalmente quanto à presença de plantas daninhas e risco de geadas em áreas baixas, mas destaca que, com planejamento, pode representar uma oportunidade promissora.

A experiência em Campos Novos mostra que a carinata surge como uma alternativa de diversificação agrícola, aliando sustentabilidade, inovação e novas possibilidades de rentabilidade para o produtor rural.

Da lavoura ao combustível de avião: carinata avança em Campos Novos Anterior

Da lavoura ao combustível de avião: carinata avança em Campos Novos

Irani expõe dois projetos ambientais na COP30 em Belém do Pará Próximo

Irani expõe dois projetos ambientais na COP30 em Belém do Pará

Deixe seu comentário