<
Rede de Sabedoria

Festival celebra tradições caboclas em Lages, com programação gratuita

Evento é referência na promoção das práticas de tradição oral e no fortalecimento de quem preserva esses saberes

O 3º Festival da Rede de Sabedoria acontece de 29 de novembro a 20 de dezembro de 2025, em Lages, com programação dedicada às tradições do Planalto Serrano.

A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público, e reúne teatro, música, contação de histórias, rodas de conversa, feira agroecológica e de artesanato tradicional, além da exibição de filmes com temática sertaneja. A proposta é simples e direta: aproximar o público urbano dos saberes caboclos que moldam a identidade cultural da região.

“O festival celebra os saberes e fazeres de tradição oral do Planalto Catarinense, vinculadas à Rede de Sabedoria. Essa rede é um coletivo formado por detentores, praticantes e disseminadores de práticas da cultura cabocla do nosso território, como os povos de terreiros, as devotas e os devotos de São João Maria e a Recomendação das Almas. O festival é um momento para mostrar essa diversidade cultural como espaço de celebração e resistência. É importante ressaltar que iniciativas como essa são fortalecidas com políticas públicas, como a Política Nacional Aldir Blanc, realizada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, que por meio da Fundação Catarinense de Cultura viabilizou a execução desse projeto”, afirma o coordenador geral do projeto, Gilson Maximo.

Criada em 2007 pela Associação Cultural Matakiterani, a Rede de Sabedoria é referência na promoção das práticas de tradição oral e no fortalecimento das mestras, dos mestres e dos coletivos que vivem e preservam esses saberes.

Depois de passar por Monte Carlo, Campo Belo do Sul e Lages nas edições anteriores, o encontro retorna para Lages com um recorte ainda mais amplo, reforçando vínculos, ampliando a circulação de artistas e oferecendo ao público experiências que vão do teatro ao benzimento, da música ao modo de vida caboclo.

A programação vai ocupar diferentes pontos da cidade, como o Teatro de Bolso do Sesc, Centro Cultural do Sesc (Colégio Rosa), a Irmandade Nossa Senhora das Graças, a Praça do Terminal e a sede da Matakiterani, sempre com entrada franca.

O 3º Festival da Rede de Sabedoria, execução Maximus Produção Cultural, apoio Associação Cultural Matakiterani, Sesc e Uniplac. Realização Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.


SERVIÇO

3º Festival da Rede de Sabedoria
29 de novembro a 20 de dezembro de 2025

PROGRAMAÇÃO
29/11 (sábado) – Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa)
• Pixurum – roda de conversa sobre práticas de tradição oral e exibição do filme “A Maravilha do Século” | 15h

02/12 (terça) – Irmandade Nossa Senhora das Graças
• Historinhas com Bonecos de Pano | 10h e 15h30

03/12 (quarta) – Teatro de Bolso do Sesc
• Espetáculo teatral “Encantados” | 19h

13/12 (sábado) – Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa)
• Encontro Recomendação das Almas e exibição do filme “Terra Cabocla” | 15h

16/12 (terça) – Sede da Matakiterani (Antigo Seminário)
• Formatura da Oficina de Tambor “Do Couro ao Tambor, de Aré e ao Alujá”, com Apresentação do Percoral | 19h30

19/12 (sexta) – Praça do Terminal
• Feira da Economia Solidária | 8h às 18h
• Boi de Mamão – Arreda Boi | 10h30
• Roda de Conversa EcoSol | 14h

20/12 (sábado) – Praça do Terminal
• Feira da Economia Solidária | 8h às 18h
• Espetáculo Teatral “Mimizinho” | 10h30
• Show com Bruno Antunes | 14h30
• Filme “A Luta da Erva” | exibições ao longo do dia (8h às 18h)

Fotos: Cesar de La Plata

Festival celebra tradições caboclas em Lages, com programação gratuita Anterior

Festival celebra tradições caboclas em Lages, com programação gratuita

Exposição fotográfica celebra 259 anos da cidade Próximo

Exposição fotográfica celebra 259 anos da cidade

Deixe seu comentário