<
Memória Lages

Exposição fotográfica celebra 259 anos da cidade

Mostra no Museu Histórico Thiago de Castro integra semana de eventos gratuitos da FCL em homenagem ao aniversário do município

Durante toda a semana, o hall do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) recebe a exposição “Memória Lages – Conectando Gerações”, assinada por Álvaro Xavier.

A mostra reúne registros históricos que dialogam com a identidade e a evolução da cidade. A exposição faz parte da programação especial da Fundação Cultural de Lages (FCL), que preparou uma agenda diversificada para marcar os 259 anos do município, comemorados de 18 e 22 de novembro. A visitação é gratuita.

A superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto, explica que a programação foi pensada para fortalecer a história da cidade.

“Preparamos uma semana com ações acessíveis e educativas. Nosso objetivo é celebrar o aniversário de Lages com muita arte, história e experiências que conectam passado e presente, destacando a identidade lageana, algo que é muito valorizado pela prefeita Carmen Zanotto”.

Para Álvaro Xavier, a exposição celebra algumas histórias e locais que compõem nossa cidade. “Ela reúne registros que valorizam a memória afetiva, o cotidiano e o comércio local, aproximando o público das próprias lembranças. Meu objetivo com o projeto Memória Lages é justamente esse: transformar pequenos momentos em algo que possa ser compartilhado e preservado. Estou muito feliz por apresentar essa mostra no Museu entre os dias 18 e 22 de novembro e convidar as pessoas a enxergarem sua própria história através dessas imagens”, explica.


Programação especial 

A Fundação Cultural de Lages (FCL) preparou uma agenda cultural especial para comemorar o aniversário de 259 anos do município. As atividades ocorrem no Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) e incluem exibições de filmes, mediações educativas, uma mostra temporária e uma visita guiada teatral que percorre pontos emblemáticos do Centro. Todas as atividades são gratuitas.

Exposição (18 a 22 de novembro)

Mostra temporária “Memória Lages – Conectando Gerações”, de Álvaro Xavier

Local: Hall do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC)

Visitação durante todo o período da programação


18 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro 

9h30min às 10h30min – Exibição do filme Edgar e o Reino Submerso

14h30min às 15h30min – Exibição do filme A Lenda da Serpente do Tanque


19 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro

Exibição do filme Amigos para Sempre

9h30min às 10h30min e 14h30min às 15h30min – 


21 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro 

9h às 12h e 14h às 17h – Mediação educativa “História de Lages”


22 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro 

9h às 12h e 13h às 16h – Mediação educativa “História de Lages”


22 de novembro – Centro de Lages

10h30min – Visita guiada teatral “Correia Pinto: O Fundador que Voltou!”

– Local de encontro: Praça João Costa (Calçadão)

– Atividade gratuita mediante. Inscrição pelo link https://forms.gle/j5AMELrMCbLa3b776


Show no teatro e cinema no Tanque

A programação especial começa no sábado (22), às 20h, com show gratuito no Teatro Marajoara da banda catarinense Expresso Rural, com participação da cantora Manoela Lucena.

A entrada para o show é gratuita, porém os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente na Fundação Cultural de Lages (FCL). 

No domingo (23), a partir das 15h, a comemoração é com o CinePark, projeto itinerante promovido pela NSC com apoio e patrocínio da Prefeitura de Lages, que vai transformar o Parque Jonas Ramos (Tanque) em uma grande sala de cinema ao ar livre. 

Foto: Paulinho Guazzelli / PML

Exposição fotográfica celebra 259 anos da cidade Anterior

Exposição fotográfica celebra 259 anos da cidade

Leituras e conversas sobre o livro Mar de Cortes, de Jaqueline Silveira Próximo

Leituras e conversas sobre o livro Mar de Cortes, de Jaqueline Silveira

Deixe seu comentário