Lages comemora 259 anos neste sábado e com futuro promissor |
Mostra no Museu Histórico Thiago de Castro integra semana de eventos gratuitos da FCL em homenagem ao aniversário do município
Durante toda a semana, o hall do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) recebe a exposição “Memória Lages – Conectando Gerações”, assinada por Álvaro Xavier.
A mostra reúne registros históricos que dialogam com a identidade e a evolução da cidade. A exposição faz parte da programação especial da Fundação Cultural de Lages (FCL), que preparou uma agenda diversificada para marcar os 259 anos do município, comemorados de 18 e 22 de novembro. A visitação é gratuita.
A superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto, explica que a programação foi pensada para fortalecer a história da cidade.
“Preparamos uma semana com ações acessíveis e educativas. Nosso objetivo é celebrar o aniversário de Lages com muita arte, história e experiências que conectam passado e presente, destacando a identidade lageana, algo que é muito valorizado pela prefeita Carmen Zanotto”.
Para Álvaro Xavier, a exposição celebra algumas histórias e locais que compõem nossa cidade. “Ela reúne registros que valorizam a memória afetiva, o cotidiano e o comércio local, aproximando o público das próprias lembranças. Meu objetivo com o projeto Memória Lages é justamente esse: transformar pequenos momentos em algo que possa ser compartilhado e preservado. Estou muito feliz por apresentar essa mostra no Museu entre os dias 18 e 22 de novembro e convidar as pessoas a enxergarem sua própria história através dessas imagens”, explica.
Programação especial
A Fundação Cultural de Lages (FCL) preparou uma agenda cultural especial para comemorar o aniversário de 259 anos do município. As atividades ocorrem no Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) e incluem exibições de filmes, mediações educativas, uma mostra temporária e uma visita guiada teatral que percorre pontos emblemáticos do Centro. Todas as atividades são gratuitas.
Exposição (18 a 22 de novembro)
Mostra temporária “Memória Lages – Conectando Gerações”, de Álvaro Xavier
Local: Hall do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC)
Visitação durante todo o período da programação
18 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro
9h30min às 10h30min – Exibição do filme Edgar e o Reino Submerso
14h30min às 15h30min – Exibição do filme A Lenda da Serpente do Tanque
19 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro
Exibição do filme Amigos para Sempre
9h30min às 10h30min e 14h30min às 15h30min –
21 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro
9h às 12h e 14h às 17h – Mediação educativa “História de Lages”
22 de novembro – Museu Histórico Thiago de Castro
9h às 12h e 13h às 16h – Mediação educativa “História de Lages”
22 de novembro – Centro de Lages
10h30min – Visita guiada teatral “Correia Pinto: O Fundador que Voltou!”
– Local de encontro: Praça João Costa (Calçadão)
– Atividade gratuita mediante. Inscrição pelo link https://forms.gle/j5AMELrMCbLa3b776
Show no teatro e cinema no Tanque
A programação especial começa no sábado (22), às 20h, com show gratuito no Teatro Marajoara da banda catarinense Expresso Rural, com participação da cantora Manoela Lucena.
A entrada para o show é gratuita, porém os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente na Fundação Cultural de Lages (FCL).
No domingo (23), a partir das 15h, a comemoração é com o CinePark, projeto itinerante promovido pela NSC com apoio e patrocínio da Prefeitura de Lages, que vai transformar o Parque Jonas Ramos (Tanque) em uma grande sala de cinema ao ar livre.
Foto: Paulinho Guazzelli / PML

Deixe seu comentário