<
logo RCN
O Aprendiz

Chega aos cinemas a cinebiografia nada chapa-branca que enfureceu Donald Trump

Nem sempre uma cinebiografia é criada com o propósito de homenagear o seu biografado em questão... aliás, muitas vezes, a intenção dos produtores é o total oposto disso. O filme ‘’Vice’’ (2018), de Adam Mckay, por exemplo, retratou Dick Cheney (ex-vice-presidente dos Estados Unidos) como um manipulador estrategista que tomava decisões sozinho e, constantemente, usava George Bush como marionete. Agora, é a vez de Donald Trump ter a sua história de vida retratada de forma ácida nas telas, em ‘’O Aprendiz’’.

Este novo longa conta a história de ascensão de Trump (interpretado, aqui, por Sebastian Stan, de ‘’Capitão América e o Soldado Invernal’’), abordando várias fases da vida do bilionário e dando destaque à relação dele com o inescrupuloso advogado Roy Cohn (vivido por Jeremy Strong, de ‘’Sucession’’). O roteiro é de Gabe Sherman e a direção é do cineasta-revelação Ali Abbassi.

A produção, aliás, teve dificuldades em encontrar um diretor que aceitasse trabalhar em ‘’O Aprendiz’’. Antes de Abbassi assumir o cargo, diretores renomados como Paul Thomas Anderson e Clint Eastwood receberam convites e recusaram, por medo de arriscar as suas respectivas carreiras em um filme tão polêmico.

Ao estrear nos EUA, ‘’O Aprendiz’’ causou a ira de Donald Trump. Isso porque, além de retratar o figurão americano como um narcisista imoral, o longa ainda inclui uma cena polêmica onde o ex-presidente estupra a sua primeira esposa Ivana (em 1990, a mulher alegou que realmente havia sofrido tal agressão sexual, mas depois negou). Em suas redes sociais, Trump  disse que vai processar os principais envolvidos em ‘’O Aprendiz’’ e descreveu o filme sobre a sua vida como ‘’difamatório’’, ‘’fictício’’, ‘’sem-classe’’, ‘’desprezível’’ e ‘’politicamente repugnante’’.

Além disso, o republicano acusou a produção do longa interferir diretamente nas eleições presidenciais dos Estados Unidos – uma vez que a estreia de ‘’O Aprendiz’’ foi (estrategicamente) marcada para acontecer às vésperas do período em que os americanos tiveram que decidir entre Trump e a democrata Kamala Harris.

O marketing negativo que o ex-presidente dos EUA fez a respeito do filme, porém, já era esperado e acabou atraindo vários opositores às salas de cinema. Devido ao seu caráter combativo, ‘’O Aprendiz’’ vem sendo amplamente descrito como um dos melhores longas de 2024 e, até o momento, possui aclamação de 84% dos espectadores, segundo o site Rotten Tomatoes.

Trata-se de um filme que possui uma posição muito clara. Assim como acontece com qualquer coisa que assume um lado político, ‘’O Aprendiz’’ irá, certamente, provocar reações fortes e dividir opiniões extremas. Contudo, não há como negar que se trata de uma obra corajosa.

Projeto chega a Lages com atividades gratuitas para escolas e comunidade Anterior

Projeto chega a Lages com atividades gratuitas para escolas e comunidade

Marlete Palhano expõe no Casarão Juca Antunes e Mercado Público Próximo

Marlete Palhano expõe no Casarão Juca Antunes e Mercado Público

Deixe seu comentário