<
logo RCN
Circuito Cultural

Projeto chega a Lages com atividades gratuitas para escolas e comunidade

Nesta etapa, mais cinco cidades receberão a programação de oficinas, música, teatro e muita diversão

Com uma experiência única, em um espaço criado em um contêiner marítimo de 36m2, equipado com sala para cinema e biblioteca, o Circuito Cultural chega à Lages com atividades gratuitas para estudantes da rede pública e comunidade entre os dias 24, 25 e 26 de outubro.

Uma das novidades da temporada será a realização de oficinas educativas para os participantes. “Além das atrações culturais, programamos ações incentivadoras para as comunidades, como marcenaria criativa, baú dos sonhos, brinquedos voadores, mosaico e reaproveitamento de materiais”, destaca a atriz Paula Bittencourt, da Malagueta Produções. 

O contêiner ficará três dias em cada cidade, onde ocorrerão sessões do projeto Museus Virtuais, sessões de cinema e apresentações culturais, como o espetáculo “Da Beira ao Centro”, do grupo Grilo Brincante; “Vó Filhinha do Bururu”, da Menestrel Faze-dô; “O incrível Circo Flor”, da Circo Flor; e a apresentação musical do grupo Trança de Cordas, dentre outras. Além disto, o contêiner do Circuito Cultural também possui uma biblioteca com mais de 200 livros, jogos de tabuleiro e espaço de cinema.

Eventos culturais gratuitos, como o Circuito Cultural, têm uma grande relevância ao ampliar o acesso à cultura, oferecendo oportunidades para que pessoas de todas as idades e contextos possam participar de atividades artísticas, educativas e recreativas. Além de fomentar o engajamento da comunidade, contribui para fortalecer a identidade cultural local e promover a inclusão social. "Nosso objetivo é que todos se sintam bem-vindos, percebendo que a cultura é um direito de todos e deve estar ao alcance de todos", reforça Paula Bittencourt.

A segunda etapa da temporada 2024 também passará pelas cidades de Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul e São José. As escolas interessadas em agendar atividades no contêiner do Circuito Cultural devem entrar em contato por meio do e-mail: circuitocultural.santacatarina@gmail.com

Incentivo

Para esta edição, o Circuito Cultural conta com a junção de duas grandes empresas catarinenses, a Portobello e a Cassol Centerlar, que possuem em comum um único propósito: a democratização do acesso à cultura, por meio da destinação de parte de seus tributos para viabilizar a realização desta ampla programação gratuita. 

"Para nós da Portobello, sustentabilidade significa ter consciência de nossas ações, dos impactos de nossas escolhas e assumir o protagonismo de sermos parte integrante da sociedade e do ecossistema no qual vivemos. É criar conexões transparentes, inspiradoras e engajadoras com nosso ecossistema, valorizando as pessoas e sendo um agente de transformação nas comunidades onde estamos inseridos. Por isso, estamos muito felizes por estarmos ao lado de grandes parceiros como a empresa Cassol, incentivando a cultura catarinense. Acreditamos que através da educação, sustentabilidade e cultura podemos construir um futuro onde todos possam evoluir, juntos”, destaca Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade Portobello Grupo.

Já para o Gerente Geral Digital da Cassol Centerlar, Leonardo Foresti, apoiar projetos culturais é um compromisso e uma responsabilidade social da empresa. “Para nós da Cassol Centerlar é uma forma de contribuir para uma comunidade mais rica e vibrante por meio da valorização da arte e do talento local. Estamos entusiasmados em colaborar junto com a Portobello e parceiros em um projeto que fortalece a comunidade e inspira através da cultura”, destaca.

O Circuito Cultural é uma realização da Malagueta Produções; apoio institucional Instituto Maratona Cultural; patrocínio da Cassol Centerlar e Portobello, por meio do PIC - Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.

PROGRAMAÇÃO CIRCUITO CULTURAL 2024 EM LAGES

Local: Praça João Costa -  Calçadão João Costa - Centro

Dia 24 de outubro (quinta-feira)

8h às 19h

Biblioteca, jogos de tabuleiro e cinema

(Aberto ao público)

8h às 9h30

Contação de História: Sonhando Ando

Oficina Baú dos Sonhos

9h30 às 11h

Contação de História: Sonhando Ando

Oficina Baú dos Sonhos

13h45 às 15h15

Contação de História: Sonhando Ando

Oficina Baú dos Sonhos

15h15 às 16h45

Contação de História: Sonhando Ando

Oficina Baú dos Sonhos

Dia 25 de outubro (sexta-feira)

8h às 19h

Biblioteca, jogos de tabuleiro e cinema

(Aberto ao público)

8h às 9h30

️Museus Virtuais

Oficina Casa de Artista

9h30 às 11h

️Museus Virtuais

Oficina Casa de Artista

13h45 às 15h15

️Museus Virtuais

Oficina Casa de Artista

15h15 às 16h45

️Museus Virtuais

Oficina Casa de Artista

19h às 20h

TEATRO “Da Beira ao Centro” (Grilo Brincante)

(Aberto ao público e EJA)

Dia 26 de outubro (sábado)

(Aberto ao público)

10h -Teatro “Vó Filhinha do Bururu” (Menestrel Faze-dô)

10h -Oficina Brinquedos Voadores

11h - Teatro Joaninos (Cia Matakiterani)

14h - Circo O incrível Circo Flor (Circo Flor)

15h - Oficina Brinquedos de madeira

16h - Teatro “Da Beira ao Centro (Grilo Brincante)

17h -  Grupo Trança de Cordas (música)

 

Fonte e fotos: assessoria Malagueta Produções.


Projeto chega a Lages com atividades gratuitas para escolas e comunidade Anterior

Projeto chega a Lages com atividades gratuitas para escolas e comunidade

Marlete Palhano expõe no Casarão Juca Antunes e Mercado Público Próximo

Marlete Palhano expõe no Casarão Juca Antunes e Mercado Público

Deixe seu comentário