logo RCN
Bom Jardim da Serra

Município comemora 56 anos

  • MSM Imagens Aéreas

Para quem vem do Sul do estado, Bom Jardim da Serra é o primeiro município da Serra Catarinense e certamente merece o título de “Portal da Serra”. Tudo muda depois da transposição da Serra do Rio do Rastro com suas inúmeras curvas. O clima quente e as paisagens típicas do litoral dão lugar ao friozinho da Serra, campos, montanhas, cascatas e vales. Tudo isso somado a um povo simples e acolhedor, que recebe muito bem quem passa por essas terras. É este o município que no dia 5 de março comemora 56 anos de emancipação política/administrativa. 

Ao lado da rodovia que liga a Serra ao Litoral, está o mirante da Serra do Rio do Rastro, o primeiro ponto turístico do município. Primeiro, porque bem perto dali estão as torres eólicas que também merecem ser visitadas. É neste segmento, o do turismo, que o município investe e avança a cada ano. São vários pontos de visitação, de hospedagem e gastronomia. 

Um projeto que pretende captar recursos da iniciativa privada pretende implantar um complexo turístico no mirante. Deste outros atrativos, estão previstos teleférico e passarela de vidro, que avançará sobre o penhasco permitindo uma vista única da serra a quem estiver sobre ela. 

Com pouco menos de 5.000 habitantes, o município, a exemplo do outros da região, mantém seus pilares econômicos no agronegócio. Segundo o IBGE, em 2021 Bom Jardim da Serra possuía 35 mil cabeças de gado, havia produzido 18 mil quilos de mel, 40 mil quilos de uva e 62 mil toneladas de maçã. 

São números que deixam claro como a economia do setor primário é diversificada. Mas, a exemplo de São Joaquim, a maçã e a uva são os carro-chefe. A uva, no caso, é para a produção de vinhos de altitude, que possuem grande valor agregado. 

É desta forma que Bom Jardim completa mais um ano. Mantendo suas características de cidade pequena, produzindo e preservando a natureza e consolidando seu papel como ícone do turismo regional, setor que tem muito a crescer nos próximos anos. 


Polícia Militar Ambiental e Brigada Militar Ambiental apreendem arma de fogo e redes de pesca Anterior

Polícia Militar Ambiental e Brigada Militar Ambiental apreendem arma de fogo e redes de pesca

Tradição do frescal de São Joaquim a caminho da Indicação Geográfica (IG) Próximo

Tradição do frescal de São Joaquim a caminho da Indicação Geográfica (IG)

Deixe seu comentário