logo RCN
Comemoração

Festa de Correia Pinto terá esporte, rodeio e shows musicais

As comemorações dos 41 anos de emancipação política/administrativa do município iniciaram ontem, com uma sessão solene da Câmara de Vereadores. Mas nesta sexta-feira, no Parque de Exposições Lindolfo Burk, o 1º Rodeio da Associação Tradicionalista e do Agronegócio de Correia Pinto promete reunir grande número de pessoas. O município é conhecido nacionalmente pela habilidade de seus laçadores. 

As atrações se concentram no final de semana, com partida da Liga Catarinense de Futsal Feminino, partida de futebol masculino, bailes e shows. Nos dias 11 e 12, o Ônibus do Saber vai entreter o público no Centro de Eventos Alexandre Júlio com contação de histórias e atividades lúdicas. 

Tradicionalmente o aniversário é comemorado no dia 10 de maio, mas este ano a prefeitura resolveu antecipar a data para o dia 8, formando um feriadão. Desta forma, o dia 10 será dia útil. 

A administração municipal explica que a parada geral da empresa Klabin também foi levada em consideração para a decisão da antecipação do feriado. Essa parada para manutenção acontece a cada 14 meses, está programada em Correia Pinto entre os dias 8 e 17 de maio. Assim, os colabores poderão participar ativamente das festividades. 


Como surgiu o município

O município de Correia Pinto foi fundado por Antônio Correia Pinto de Macedo, que recebeu a incumbência de formar um povoado às margens do Rio Canoas ou Pelotas por serem rio caudalosos, rápidos e abundantes de peixes. O objetivo era demarcar a ocupação portuguesa, que era ameaçada no Sul do Brasil pelos espanhóis. .

Antônio Correia Pinto trouxe consigo de São Paulo sua família, escravos e mais nove famílias com interesses latifundiários.

Se instalaram inicialmente em Taipas, mudando-se posteriormente (1767) para as margens do Rio Canoas, a meia légua abaixo da localização atual da ponte na rodovia BR-116.

Porém, quando as primeiras instalações foram erguidas, ocorreu uma enchente, inundando as casas levantadas e as lavouras iniciadas, desanimando-os. O grupo então volta para os Campos das Lagens, fundando então, em 22 de maio de 1771, a Vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lagens.

Alguns habitantes decidem por permanecer nas margens do Rio Canoas, fundando a Vila de São Bom Jesus dos Fundos do Rio Canoas, ou simplesmente Vila do Bom Jesus de Canoas, que crescia com um pouco de urbanização (comércio, igreja, pousada), incentivada com o movimento das tropas, o ciclo da pecuária e outros interesses comerciais. Em 1910, excluindo as fazendas próximas, a Vila constava de 15 casas de moradia, alguns ranchos, Capela Católica, uma biblioteca, um clube (Social, Literário e Recreativo Sete de Setembro), um pequeno armazém (bodega) e um cemitério.

Em 20 de outubro de 1920, já com 22 casas de moradia e mais Cartório de Registro Civil, foi instalado o distrito de Correia Pinto, Comarca de Lages, nome dado em homenagem ao fundador de Lages, substituindo a denominação anterior. 


Fonte: correiapinto.sc.gov.br



Otacílio Costa foca na geração de emprego Anterior

Otacílio Costa foca na geração de emprego

Ação previne saúde mental dos alunos Próximo

Ação previne saúde mental dos alunos

Deixe seu comentário