<
logo RCN
41 anos de emancipação

Otacílio Costa foca na geração de emprego

No dia 10 de maio, Otacílio Costa completa 41 anos de emancipação política/administrativa, mas não haverá festa. A data será marcada pela 2ª Cavalgada com o Padre Darci, no sábado, dia 13, pela 1ª Corrida e Caminhada da Madeira, no domingo, 14, e por eventos culturais promovidos pela Secretaria de Educação entre os dias 8 e 10. O foco atual da prefeitura é na geração de emprego e renda como ferramenta de desenvolvimento econômico e social.  

Nos últimos dois anos, segundo a prefeitura, Otacílio Costa criou mais de 1.200 novas vagas de trabalho, conforme dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(Caged), dispositivo do Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil.

E a perspectiva futura é animadora. O prefeito Fabiano Baldessar de Souza explica que os investimentos na nova área industrial irão possibilitar a instalação de 21 empresas, gerando em torno de mil novas vagas de emprego.

Segundo ele, para se ter uma ideia, durante a obra de ampliação da empresa Sudati, investimento que ultrapassa R$ 1 bilhão, serão contratados, aproximadamente, mil funcionários. “Nossa cidade deve dar um salto nos próximos anos na questão da geração de emprego e na questão de novos investimentos, estamos trabalhando para isso, pela geração de emprego e renda, pois temos a convicção de que o trabalho contribui para uma vida melhor das famílias otacilienses ”, admite Baldessar.

Na última semana, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei enviado pelo Executivo que concede o direito real de uso para a instalação de mais 13 empresas na nova área industrial, totalizando 21 empresas.

A nova área conta com 370 mil metros quadrados, incluindo área de preservação permanente (APP), reservas legais, arruamentos e área útil. Está localizada no perímetro urbano, às margens da rodovia SC-114 e em frente da empresa Sudati Paineis.


Origens

O município de Otacílio Costa originou-se da cidade de Lages. A história do município começa pelo primeiro nome Casa Branca, nome dado pela existência de um botequim de propriedade do Sr. Lauro Araújo, que era de madeira e pintado de branco, localizado no terreno de propriedade do Sr. Luiz Daboite.

Mais tarde passou a ser conhecido popularmente por Encruzilhada, denominação dada em função da estrada que ligava Otacílio Costa a Curitibanos, onde foi erguido um galpão para o pernoite e descanso dos tropeiros.

Com a vinda de fazendeiros e aquisição de grandes áreas de terras, a região evolui rapidamente. No entanto, a maioria das terras era de propriedade de Otacílio Vieira da Costa, político militante que atuou na vida pública, desde os 16 anos de idade.

Após receber as denominações de Casa Branca e Encruzilhada, a vila passou a sediar o então distrito de Otacílio Costa. Pela Lei Nº 6.059 de 10 de maio de 1982 foi criado o município de Otacílio Costa com terras desmembradas do município de Lages.


Baile da Melhor Idade é realizado no interior de Bocaina do Sul Anterior

Baile da Melhor Idade é realizado no interior de Bocaina do Sul

Festa de Correia Pinto terá esporte, rodeio e shows musicais Próximo

Festa de Correia Pinto terá esporte, rodeio e shows musicais

Deixe seu comentário