<
logo RCN
Bom Jardim da Serra

Setur vai avaliar melhor proposta para reestruturar Mirante da Serra

  • MSM Imagens Aéreas / Divulgação ​

Em função do processo, não se sabe o que será implantado para atrair turistas, mas é certo que o projeto deve ter afinidade com as características regionais. O último foi refutado justamente por não atender esses quesitos

O governador Jorginho Mello autorizou, dia 20, a concessão do Mirante da Serra do Rio do Rastro. A iniciativa faz parte de um plano estratégico para melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos visitantes. Agora, caberá à Secretaria de Estado de Turismo (Setur) elaborar um edital prevendo os requisitos básicos para empresas que desejem investir no local. A melhor proposta de ações será a escolhida. A expectativa da Setur é vencer todas as etapas para autorizar o início das obras até o final deste ano.

“Vamos colocar a Serra Catarinense no patamar que ela merece. Temos cidades com vários locais de visitação, bons vinhos e uma culinária espetacular. Precisamos divulgar mais tudo isso e atrair mais turistas para a região. Esse passo que estamos dando hoje, com o mirante é o início da transformação que vamos fazer”, disse o governador Jorginho Mello.

A concessão visa atrair investimentos privados para modernizar o local, implementar novos serviços e potencializar o turismo na região. O edital prevê a administração, operação e manutenção com a expectativa de investimentos significativos em infraestrutura e serviços.

O processo de concessão foi construído pela Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado do Turismo e SCPar. O governo do estado ouviu as demandas das comunidades envolvidas, por meio de audiência pública, e fez a reestruturação do projeto, que havia sido iniciado em 2021. A Amures – Associação dos Municípios da Serra Catarinense também auxiliou na elaboração da minuta da licitação.
A preocupação em ouvir a comunidade se deve ao fato do último projeto ter sido refutado por ser considerado inadequado. Apresentado pela Vallya Advisors Assessoria Financeira, de São Paulo, escolhida, em 2021, pelo governo catarinense pelo Processo de Manifestação de Interesse (PMI) para administrar o complexo, previa pista de “ski”, shopping, bondinho, circuito de mountain bike, ponte de vidro, lago cênico, tirolesa, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo.Tudo ao custo estimado de R$ 127 milhões. Desta vez, segundo o governador, o custo será menor para facilitar o processo de atração de investidores. 

Parceria público privada

Na parceria público-privada, a empresa vencedora se compromete a investir parte da sua receita em ações de conscientização e preservação do meio ambiente. A licitação prevê ainda que o projeto terá que garantir acesso gratuito dos visitantes ao mirante.

Com informações de Onéris Lopes


Sandra Vieira Padilha

A secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra explica qual é a atual situação do setor no município, fala das expectativas em relação ao novo projeto e de iniciativas que já estão acontecendo.

Folha da Serra - A administração de Bom Jardim participou da elaboração do projeto que vai embasar a licitação? 

Sandra Padilha - O projeto foi retomado e teve a nossa participação

Em termos de estrutura, o que está previsto?

Quanto à estrutura prevista, só vamos conhecer após o lançamento da licitação e o recebimento das propostas.

As pessoas que já atuam no local permanecerão, e de que forma?

Não temos essa definição.


“A Serra do Rio do Rastro é um patrimônio natural de Santa Catarina, e queremos proporcionar uma estrutura que esteja à altura de sua beleza. A concessão vai permitir que investidores tragam melhorias, aumentando o conforto e a segurança dos turistas, além de fomentar a economia local com a geração de empregos e renda.”

Jorginho Mello, governador de SC


Rodovia é uma das mais belas do mundo

Em 2016, O jornal britânico “The Guardian” listou a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, como um dos dez lugares mais espetaculares do mundo para uma “road trip”.

A rodovia catarinense –a SC-390—ficou na quinta colocação. A publicação destaca o traçado cheio de curvas –são cerca de 280– e cachoeiras. “O usuário passa por um cenário espetacular do início ao fim”, relata a pesquisa. O trecho em questão fica entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

O jornal britânico afirma ainda que é possível chegar de carro nos 10 destinos e desfrutar da experiência de vistas deslumbrantes.

Curiosidades: Com aproximadamente 12 quilômetros de extensão, a rodovia é a principal ligação entre a Serra e o Litoral Sul catarinense. Em função do trajeto, muitos ainda a conhecem como a “Serra do 12”, em referência ao número de quilômetros. 

Como existem muitas cachoeiras em suas encostas, deslizamentos são comuns. Para evitá-los, obras de contenção estão sendo realizadas com recursos da Defesa Civil Nacional.  

As 10 estradas mais espetaculares
1 – Carretera de Sa Calobra, em Mallorca (Espanha);
2 – Irohazaka Roads, em Nikko (Japão)
3 – The Old Strynefjell Mountain Road, em Skjåk (Noruega)
4 – Grimsel Pass, nos Alpes suíços (Suíça)
5 – Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina (Brasil)
6 – Rim Rock Drive, Colorado (EUA)
7 – The Loneliest Road, Nevada (EUA)
8 – Skeleton Coast, Namibia
9 – Hai Van Pass, Vietnã
10 – Road to the Isles, Escócia

Serra Catarina Festival de Inverno divulga atrações na Serra Catarinense neste fim de semana Anterior

Serra Catarina Festival de Inverno divulga atrações na Serra Catarinense neste fim de semana

Programa desenvolvido pelo MPSC e o Ministério Público Federal realizou audiência pública sobre educação Próximo

Programa desenvolvido pelo MPSC e o Ministério Público Federal realizou audiência pública sobre educação

Deixe seu comentário