<
logo RCN
Amures

Projeto Turismo nas Escolas entra na pauta dos gestores de turismo

Aprovado em assembleia pelos prefeitos da Serra Catarinense ano passado, o projeto de Educação Turismo nas Escolas entra em uma nova etapa com vistas a ser executado durante o ano letivo de 2024.

Para tratar do assunto, aconteceu na terça-feira (6), no auditório da Amures, reunião com os gestores de turismo das prefeituras.

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, falou em nome do presidente e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, e disse que o turismo se revela como uma das vertentes para o fortalecimento da economia regional.

“Daí a importância de trabalhar o turismo nas escolas para termos mão de obra qualificada nas diferentes áreas do turismo”, citou.

A assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, apresentou como será o trabalho de conscientização para o turismo nas escolas.

Citou que o projeto tem uma emenda da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, no valor de R$299.998,97 e contrapartida dos municípios de R$4.290,48.

O trabalho será executado pelas assessorias de Turismo e Educação em parceria com o Senac, através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama.

Terá como público-alvo, professores e alunos até 15 anos, do ensino fundamental, nas escolas dos municípios da Serra Catarinense.

As capacitações de professores terão como foco atividades: social, ambiental, cultural e econômica para o turismo, turismo e trabalho, sustentabilidade, limpeza urbana e rural e integração regional.

“Vamos realizar um trabalho de sensibilização e construção pedagógica. E, para isso, buscar o engajamento dos professores-multiplicadores envolvidos e fazer o lançamento do projeto compartilhando. Importante esse alinhamento com o comitê gestor do projeto para definir ações e validar um cronograma/etapas do projeto”, explicou Ana Vieira.

O projeto deve impactar 50 mil alunos e qualificar 300 professores, que serão os multiplicadores. O desafio será implantar essa mudança de cultura e despertar nos alunos a aptidão por futuras ações empreendedoras.

O deputado estadual Ivan Naatz visitou a reunião dos gestores e falou brevemente sobre a prioridades do governo do Estado para o turismo.

Ana Vieira também apresentou o andamento do projeto Serra Catarinense Sustentável e, dentre outros assuntos, a Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense e a Rota Caminho das Tropas, que estão em fase de implantação.

Os gestores conheceram, ainda, em primeira mão, a nova marca que caracterizará a Serra Catarinense e terá, em breve, lançamento oficial.


Comarcas da Serra pautaram nove júris populares para ocorrer no mês de fevereiro Anterior

Comarcas da Serra pautaram nove júris populares para ocorrer no mês de fevereiro

Liminares em ações civis do MPSC determinam paralisação de obras, fim da emissão de licenças e proibição da venda de lotes em condomínios rurais Próximo

Liminares em ações civis do MPSC determinam paralisação de obras, fim da emissão de licenças e proibição da venda de lotes em condomínios rurais

Deixe seu comentário