Aprovado em assembleia pelos prefeitos da Serra Catarinense ano passado, o projeto de Educação Turismo nas Escolas entra em uma nova etapa com vistas a ser executado durante o ano letivo de 2024.
Para tratar do assunto, aconteceu na terça-feira (6), no auditório da Amures, reunião com os gestores de turismo das prefeituras.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, falou em nome do presidente e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, e disse que o turismo se revela como uma das vertentes para o fortalecimento da economia regional.
“Daí a importância de trabalhar o turismo nas escolas para termos mão de obra qualificada nas diferentes áreas do turismo”, citou.
A assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, apresentou como será o trabalho de conscientização para o turismo nas escolas.
Citou que o projeto tem uma emenda da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, no valor de R$299.998,97 e contrapartida dos municípios de R$4.290,48.
O trabalho será executado pelas assessorias de Turismo e Educação em parceria com o Senac, através do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama.
Terá como público-alvo, professores e alunos até 15 anos, do ensino fundamental, nas escolas dos municípios da Serra Catarinense.
As capacitações de professores terão como foco atividades: social, ambiental, cultural e econômica para o turismo, turismo e trabalho, sustentabilidade, limpeza urbana e rural e integração regional.
“Vamos realizar um trabalho de sensibilização e construção pedagógica. E, para isso, buscar o engajamento dos professores-multiplicadores envolvidos e fazer o lançamento do projeto compartilhando. Importante esse alinhamento com o comitê gestor do projeto para definir ações e validar um cronograma/etapas do projeto”, explicou Ana Vieira.
O projeto deve impactar 50 mil alunos e qualificar 300 professores, que serão os multiplicadores. O desafio será implantar essa mudança de cultura e despertar nos alunos a aptidão por futuras ações empreendedoras.
O deputado estadual Ivan Naatz visitou a reunião dos gestores e falou brevemente sobre a prioridades do governo do Estado para o turismo.
Ana Vieira também apresentou o andamento do projeto Serra Catarinense Sustentável e, dentre outros assuntos, a Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense e a Rota Caminho das Tropas, que estão em fase de implantação.
Os gestores conheceram, ainda, em primeira mão, a nova marca que caracterizará a Serra Catarinense e terá, em breve, lançamento oficial.
Deixe seu comentário