logo RCN
Amures

15 dos 18 municípios estão em situação de emergência

  • Em Bom Jardim da Serra a chuva provocou vários danos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu até esta segunda-feira (16), um total de 160 municípios em situação de emergência em Santa Catarina.

Da Serra Catarinense, 15 dos 18 municípios abrangidos pela Amures estão na lista para serem amparados pelas provisões suplementares e provisórias da assistência social, prestada para suprir as necessidades dos indivíduos ou das famílias atingidas pela situação de emergência.
Segundo o presidente da Amures, prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, a situação é preocupante em toda Serra Catarinense. “Participamos, inclusive, de reunião virtual com o TCE – Tribunal de Contas do Estado, que orientou os municípios sobre os procedimentos em função das enchentes. Devemos estar amparados em todos os sentidos para atender à população que mais precisa nessa hora”, disse Giovani Nunes.
Pela portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, apenas Painel Ponte Alta e Cerro Negro, ainda não tiveram reconhecimento de situação de emergência. Os demais municípios, todos estão amparados pelo decreto.
Além dos prejuízos em infraestruturas como rodovias federais, estaduais e municipais, pontes, estradas rurais e principalmente nas ruas das cidades, os municípios ainda têm impacto negativo na economia.

Em geral, o faturamento das empresas despencou devido às fortes chuvas e há a desaceleração dos negócios. No turismo, também, os empresários sentem a queda do fluxo e da movimentação econômica.


Rio Canoas continua a subir

Otacílio Costa atravessa uma das piores enchentes dos últimos anos. Até a manhã desta terça-feira (17), segundo a Defesa Civil, 15 famílias permaneciam desabrigadas e acolhidas no salão da Igrejas São José, no Bairro Pinheiros e Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Fátima.

Outras 83 famílias desalojadas foram para casas de parentes. “Estamos fazendo tudo ao nosso alcance, mas o nível do rio Canoas continua subindo e a previsão de mais chuvas preocupa”, disse o prefeito, Fabiano Baldessar..

Pelo monitoramento do Rio Canoas, o nível nesta terça-feira estava em 9,48 metros acima do normal. Moradores dos bairros Fátima e Pinheiros, são os mais atingidos pelo crescente nível da água. No interior, há pontos de interdição devido ao transbordamento em locais como Rio dos Novilhos, Areia, Ponte Queimada, Águas Paradas e Ponte do Calili.


Prefeitura recolhe carros abandonados Anterior

Prefeitura recolhe carros abandonados

Nível do rio Canoas começa a baixar em Otacílio Costa Próximo

Nível do rio Canoas começa a baixar em Otacílio Costa

Deixe seu comentário