logo RCN
Eleições 2020

Situação do segundo mandato é mais favorável, avalia Ceron

  • Em coletiva, Antonio Ceron respondeu perguntas sobre diversos temas

    Mauro Maciel

Reeleito para o cargo de prefeito de Lages, Antonio Ceron avalia que terá uma situação mais favorável para administrar o município a partir de 2021, mesmo com os efeitos negativos da pandemia. Para ele, a economia dá sinais claros de retomada e a prefeitura terá mais fôlego para realizar investimentos com recursos próprios, já que termina o ano sem dívidas vencidas.  

Em janeiro de 2017, logo após assumir o cargo de prefeito de Lages, Ceron apontou que o município tinha R$ 120,6 milhões em dívidas a curto e médio prazo. O saldo em conta bancária, de todos os fundos e entidades que compõem a administração, era de R$ 3.380.442,67. Desta forma, boa parte da arrecadação dos anos que se seguiram foi consumida no pagamento de dívidas.

Agora, a realidade é outra, segundo o prefeito. A prefeitura investe muito na área da Saúde, principalmente para atender as pessoas vítimas do Coronavírus. Mesmo assim, a expectativa é que sobrarão recursos para o aporte em vários setores, principalmente em infraestrutura.

Ele comenta que nos últimos quatro anos a prefeitura pavimentou 180 ruas, apenas sete no centro e as demais nos bairros. "Essas pavimentações geram economia. São ruas que não precisamos patrolar ou cascalhar." O objetivo é ampliar esse número até 2024. "Certamente sou o prefeito que mais pavimentou ruas em toda a história de Lages."

Economia

O prefeito embasa seu otimismo na boa fase econômica do município. É que Santa Catarina está se recuperando bem da crise gerada pela pandemia e foi destaque nacional na geração de empregos no mês de outubro, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais. Foram 24 mil vagas abertas no período.  

Lages registrou a abertura de duas unidades das Lojas Koerich e diversas outras empresas de menor porte. Também recebeu o anúncio de investimentos da Cassol, que implantará uma unidade nas proximidades do Lages Garden Shopping. Serão mais de dois metros quadrados de área construída.

Uma das preocupações do prefeito é com a estiagem prolongada, que já está afetando o resultado das safras. A exemplo de outros municípios da Serra Catarinense, Lages tem uma importante fatia de sua economia no setor primário, representado pela agricultura e pecuária.

Educação

A Rede Municipal de Ensino vai validar as 800 horas/aula previstas para o ano letivo de 2020. o Calendário se encerra no dia 14 de dezembro. As informações foram repassadas pela secretária Municipal de Educação Ivana Michaltchuk, durante a coletiva com a imprensa. Ela avalia que 99% dos alunos recolheram o material físico nas escolas, estudaram em suas casas e devolveram com as respostas.  

Ivana confirmou que houve atrasos nos repasses federais para as obras dos Centros de Educação Infantil (Ceins). A prefeitura pediu para as empreiteiras continuassem com as obras, pedido que foi acatado.

Estão em obras os Ceims Nadir, Santa Helena, Centenário e a Escola Municipal de Educação Básica Saul de Athayde.

Ponte Grande

O vice-prefeito de Lages, Juliano Polese respondeu questionamento sobre as obras do Complexo Ponte Grande. Ele informou que as obras de saneamento, até a BR-282, serão concluídas ainda este ano, conforme cronograma. Da BR-282 até o Bairro Guarujá a obra já foi licitada e será executada pela empresa LTC.  

As pavimentações nos trechos 1 e 2, onde o saneamento está pronto, estão em licitação e a Estação de Tratamento de Esgoto 3 (ETE) no Bairro Caça e Tiro está em fase de testes.

Carmen Zanotto fala com exclusividade ao Folha da Serra Anterior

Carmen Zanotto fala com exclusividade ao Folha da Serra

Sejamos referência em inovação, por Carlos Chiodini Próximo

Sejamos referência em inovação, por Carlos Chiodini

Deixe seu comentário