logo RCN
Câmara Lages

Problemas de navegação no Portal da Transparência é tema de sessão

  • Bruno Heiderscheidt

Entre as reclamações de acesso aparecem informações incompletas acerca de empenhos, links de notas fiscais e a demora para que os dados cheguem ao portal

Uma sessão especial presidida pelo vereador Tio Zé (Podemos), na tarde de quarta-feira (7), foi realizada na Câmara de Vereadore3s de Lages, para esclarecer dúvidas sobre as informações contidas no Portal da Transparência do município.

Seguindo o requerimento 211/22, foi convocado o secretário municipal de Administração e Fazenda, Antônio Cesar Arruda, que trouxe com ele o gestor de Tecnologia de Informação da Prefeitura, Leonardo de Oliveira.
Segundo os vereadores da Casa, a maior dificuldade é a de acessar documentos públicos importantes para realizar a fiscalização. Entre as reclamações de acesso aparecem informações incompletas acerca de empenhos, links de notas fiscais e a demora para que os dados cheguem ao portal.
De acordo com o secretário, as informações estão disponíveis no site, mas alterações precisam ser realizadas para facilitar a busca por parte do cidadão. Segundo ele, as mudanças devem ser feitas antes mesmo de 2023. “O nosso maior desafio é criar formas dentro do sistema para procurar a informação. Para isso, vamos fazer um passo-a-passo para que em uma tela a população consiga fazer aquilo que está descrito em dez páginas dentro do manual. Vamos simplificar”, afirma Arruda. 
A empresa responsável pelo portal é a Betha Sistemas, com sede em Criciúma, e não pôde estar presente na sessão devido aos problemas nas estradas. “Estou pensando em fazer uma convocação da empresa Betha para resolvermos esses problemas do Portal da Transparência, já que estamos há quase dois anos com essa dificuldade e estão deixando a desejar. A população tem cobrado bastante e enquanto a empresa não vier, o problema não será resolvido. Hoje posso dizer que os vereadores não saíram satisfeitos”, conclui Tio Zé.
O Portal da Transparência está disponível no site da Prefeitura de Lages.



Justiça defere liminar para suspender contratações irregulares na Câmara de Lages Anterior

Justiça defere liminar para suspender contratações irregulares na Câmara de Lages

Aldori Freitinhas é eleito presidente para o biênio 2023/2024 presidente Próximo

Aldori Freitinhas é eleito presidente para o biênio 2023/2024 presidente

Deixe seu comentário