<
logo RCN

Tribunal de Justiça conclui digitalização de seu acervo de processos físicos

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) concluiu, no dia 8 de julho de 2022, a digitalização e a migração para o sistema eproc de todo o seu acervo de processos físicos em tramitação, suspensos e sobrestados. Com essa medida, a Corte catarinense passa a atuar com a integralidade de seus processos em meio eletrônico, atendendo, com antecedência, o prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça no art. 3º da Resolução n. 420, de 29 de setembro de 2021, para tal providência.

A conversão do acervo para o meio eletrônico proporciona maior celeridade e eficiência, haja vista que os processos judiciais passam a tramitar em todas as instâncias digitalmente, com acesso on-line e simultâneo às partes, seus procuradores, magistrados e servidores. Além disso, a adoção da matriz digital reduz os gastos com papel, impressão, transporte dos autos físicos e disponibilização de espaços para armazenamento, permitindo o direcionamento dos recursos financeiros da instituição para a contínua modernização do Poder Judiciário e ampliação dos serviços prestados à população.

A digitalização dos processos foi realizada pela Diretoria de Documentação e Informações e concluída em 25 de maio de 2022. Paralelamente, a Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual efetuou a integralização das peças no sistema eproc, atividade que se encerrou em 8 de julho de 2022, tudo sob a supervisão da Diretoria-Geral Judiciária.

O diretor-geral judiciário, Maurício Walendowsky Sprícigo, explicou que o projeto iniciou no mês de abril de 2016 e resultou na digitalização e conversão para o meio eletrônico, nos sistemas informatizados, de 46.155 processos judiciais. Esclareceu que o número, contudo, não faz justiça ao trabalho realizado, pois a maioria desses processos estava em grau de recurso e muitos contavam com dezenas de volumes.

Superada esta etapa, agora os esforços se concentram na conclusão da digitalização do acervo de processos judiciais em tramitação, suspensos e sobrestados nas comarcas. A Diretoria de Documentação e Informações, por meio da Seção de Virtualização de Processos Físicos, passou a auxiliar a Secretaria de Digitalização de Processos de Primeiro Grau, vinculada à Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau, com o propósito de acelerar o ritmo dos trabalhos e permitir que os processos judiciais, no Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, se tornem 100% digitais até o final de 2023.


Águia 4 faz resgate de cão que caiu em penhasco com 150 metros Anterior

Águia 4 faz resgate de cão que caiu em penhasco com 150 metros

Empresas já podem aderir ao novo ciclo do Programa Brasil Mais do Sebrae Próximo

Empresas já podem aderir ao novo ciclo do Programa Brasil Mais do Sebrae

Deixe seu comentário