<

Udesc Lages ativará laboratório para agilizar testagem de Covid-19

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, deve ativar, nos próximos dias, o Laboratório de Análises Biomoleculares e Genéticas (Anbiogen) para realizar exames de identificação de Covid-19 de forma gratuita para o município.

Na sexta-feira (5), representantes da Vigilância Sanitária Municipal estiveram no local para uma visita técnica e para informar que o alvará sanitário será emitido na próxima segunda-feira (8). O alvará é um dos últimos passos para a ativação do laboratório.

Em seguida, o Anbiogen deverá ser incluído no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e a equipe passará por treinamento no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, para então iniciar os trabalhos.

A implantação do laboratório é fruto de uma iniciativa da professora Carla Vogel, possível após o recebimento de recursos de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), em junho de 2020. Desde então, a professora vem trabalhando para cumprir todos os trâmites e exigências para ativar a unidade.


Laboratório poderá processar 300 testes por dia

De acordo com Carla Vogel, o Anbiogen tem capacidade para realizar a análise de até 300 amostras por dia. A unidade receberá o material coletado dos pacientes do Centro de Triagem do município e entregará os resultados dos exames em um prazo de até dois dias.

No momento mais crítico da pandemia, o laboratório da Udesc Lages poderá desafogar a demanda de testes da cidade e da região. "A gente espera que diminua o tempo entre a coleta e o resultado dos exames porque este material não precisará ser enviado para o Lacen, em Florianópolis", diz Carla.


Parcerias podem garantir baixo custo dos testes

Inicialmente, o laboratório realizará os exames de forma gratuita para o município, até que se esgote o recurso recebido da Fapesc. Após, serão buscadas parcerias para a compra de reagentes, garantindo baixo custo dos testes, já que a universidade disponibiliza estrutura, equipamentos e mão-de-obra para. "O laboratório não tem fins lucrativos. Nós precisaremos de parcerias, tanto públicas quanto privadas para pagar o custo dos exames", salienta a professora.

A equipe do Anbiogen, coordenada por Carla, é composta por professores e alunos do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) da Udesc Lages. Para a detecção do vírus, os profissionais usarão a técnica RT-PCR, um dos métodos mais confiáveis, considerado padrão ouro para o diagnóstico.


Laboratório não terá contato com pacientes

O Anbiogen analisará as amostras enviadas pelo Centro de Triagem, mas não atenderá nem realizará coleta de material de pacientes. Mesmo assim, terá papel fundamental para agilizar a testagem em Lages e região e baixar o custo das análises.

"Nós sabemos da importância dos testes para o monitoramento dessa doença. Esse é mais um projeto disponibilizado para nossa comunidade, graças à qualificação dos nossos professores", avalia o diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Gewehr.

Pela segunda semana consecutiva, todas as regiões do Estado classificadas em nível gravíssimo Anterior

Pela segunda semana consecutiva, todas as regiões do Estado classificadas em nível gravíssimo

Prefeitos da Amures fecham consenso pela intenção de compra de vacina Próximo

Prefeitos da Amures fecham consenso pela intenção de compra de vacina

Deixe seu comentário