A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) iniciou em todos os Estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste
Lages, conforme autorização do Ministério da Saúde e recebimento das doses, antecipou o início da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), no dia 31 de março. Na segunda-feira (7 de abril), uma semana depois, 1.795 pessoas já tomaram o imunizante.
A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
O imunizante tem como objetivo proteger contra as formas graves da doença, que levam à hospitalização. A vacina não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Reforçando que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem salas de vacinas abertas, além da Central de Imunização, localizada no Centro, o Cresça e o Hospital e Maternidade Tereza Ramos, para receber as doses do imunizante.
As doses da vacina contra o vírus da gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Centenário, Conta Dinheiro, Pró-morar/Bela Vista, Penha, Santa Catarina, Várzea, Guarujá, Habitação e o Vila Mariza.
Lages conta ainda com o Carro da Vacina passando pelos bairros que ainda não possuem sala de vacina aberta. Além disso, passa a contar também com duas unidades abertas no período da noite.
A Unidade Básica de Saúde do Vila Mariza, todas as terças-feiras, das 17h às 21h, e a Unidade de Saúde do Guarujá nos dias 9 e 16 de abril, das 17h ás 21h.
Grupos prioritários para imunização
· Idosos 60+
· Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
· Gestantes, puérperas (45 dias pós-parto)
· Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
· Povos indígenas
· Quilombolas
· Pessoas em situações de rua
· Trabalhadores de saúde e educação
· Profissionais das forças de segurança
· Profissionais das forças armadas
· Pessoas com deficiências
· Caminhoneiros e trabalhadores de transportes coletivos
· Trabalhadores dos correios
· População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Foto: Leonardo Machado
Deixe seu comentário