<
logo RCN
Colheita do Pinhão

Lages celebra a tradição serrana com osabor do pinhão na grimpa

Celebração da cultura serrana com a Sapecada, em que o pinhão é assado nos ramos secos cheios de folhas caídas dos pinheiros araucárias

Marcado para o próximo sábado (5), no Calçadão da Praça João Costa, o evento Colheita do Pinhão 2025 propõe uma viagem no tempo a lageanos, visitantes e turistas, com os genuínos costumes serranos no centro das atenções.

Lages estará tomada pelo calor humano, música e, claro, o sabor inconfundível do pinhão na grimpa - uma das típicas práticas culturais da Serra de Santa Catarina.

O pinhão na grimpa é mais que uma forma de preparo, um rito de celebração, com o pinhão assado sobre fogueiras feitas com galhos secos da araucária, chamados de grimpas.

Este método de assar o pinhão tem uma história que remonta aos índios e tropeiros habitantes da região, e mantém-se até hoje como um dos maiores símbolos de identidade. O calor da fogueira, o som da madeira estalando e o cheiro do pinhão assando são experimentos memoráveis.

Ritual da Sapecada na Praça e a simplicidade rural

A Sapecada é o fervor da festividade. A partir das 10h30min, o Colheita do Pinhão começará com a Sapecada, oferecendo a todos a oportunidade de saborear o pinhão no seu formato mais autêntico e saboroso.

Hora de partilhar histórias e de sentir a essência do povo serrano. O calor da fogueira, a crocância da casca e as características palatáveis do pinhão assado em grimpas são sensações a aquecer a alma.

Bem-estar aos ouvidos

Mas a Colheita do Pinhão 2025 não se resume apenas ao pinhão na grimpa. A festa será recheada de ricas atividades culturais: Abertura oficial às 10h.

Às 11h, o som de Dudi Marafigo dará início a uma jornada musical com o melhor do repertório nativista. Em seguida, às 15h, será a vez de Zetti Gaudéria levar sua música autêntica ao palco e, às 16h, Paulinho Guazzelli deverá fazer todos se emocionarem com suas canções de “tirar o chapéu”.

Estes artistas são ícones da música tradicionalista da região da Serra e responsáveis pelo clima de festa puro e envolvente.

Entre 14h e 18h, a Roda de Chimarrão, comandada por Éder Goulart (Rádio Clube), serão os líderes da festividade. Durante esta Roda de Chimarrão será possível degustar o tradicional mate (chimarrão), trocar experiências e participar de sorteios de brindes especiais.

Além disto, duas competições divertidas estarão em destaque: O desafio “Acerte quantos pinhões tem na pinha” e o concurso “Leve a maior pinha”, com prêmios exclusivos aos vencedores.

Gastronomia e cervejas artesanais de arrancar suspiros

Como não poderia faltar, a gastronomia estará em peso no evento, com food trucks de pratos exclusivos elaborados com o grande protagonista do dia: O pinhão. A parceria com o Núcleo de Negócios Cervejeiros da Associação Empresarial de Lages (Acil) propiciará uma seleção de cervejas artesanais, combinando com os pratos cujo pinhão é o ingrediente principal.

O evento é promovido pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Turismo e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Serra Catarinense.

Coral da Orquestra Sinfônica de Lages faz show em espaço aberto Anterior

Coral da Orquestra Sinfônica de Lages faz show em espaço aberto

Colheita do Pinhão 2025 irá celebrar tradição e cultura serrana Próximo

Colheita do Pinhão 2025 irá celebrar tradição e cultura serrana

Deixe seu comentário