Celebração da cultura serrana com a Sapecada, em que o pinhão é assado nos ramos secos cheios de folhas caídas dos pinheiros araucárias
Marcado para o próximo sábado (5), no Calçadão da Praça João Costa, o evento Colheita do Pinhão 2025 propõe uma viagem no tempo a lageanos, visitantes e turistas, com os genuínos costumes serranos no centro das atenções.
Lages estará tomada pelo calor humano, música e, claro, o sabor inconfundível do pinhão na grimpa - uma das típicas práticas culturais da Serra de Santa Catarina.
O pinhão na grimpa é mais que uma forma de preparo, um rito de celebração, com o pinhão assado sobre fogueiras feitas com galhos secos da araucária, chamados de grimpas.
Este método de assar o pinhão tem uma história que remonta aos índios e tropeiros habitantes da região, e mantém-se até hoje como um dos maiores símbolos de identidade. O calor da fogueira, o som da madeira estalando e o cheiro do pinhão assando são experimentos memoráveis.
Ritual da Sapecada na Praça e a simplicidade rural
A Sapecada é o fervor da festividade. A partir das 10h30min, o Colheita do Pinhão começará com a Sapecada, oferecendo a todos a oportunidade de saborear o pinhão no seu formato mais autêntico e saboroso.
Hora de partilhar histórias e de sentir a essência do povo serrano. O calor da fogueira, a crocância da casca e as características palatáveis do pinhão assado em grimpas são sensações a aquecer a alma.
Bem-estar aos ouvidos
Mas a Colheita do Pinhão 2025 não se resume apenas ao pinhão na grimpa. A festa será recheada de ricas atividades culturais: Abertura oficial às 10h.
Às 11h, o som de Dudi Marafigo dará início a uma jornada musical com o melhor do repertório nativista. Em seguida, às 15h, será a vez de Zetti Gaudéria levar sua música autêntica ao palco e, às 16h, Paulinho Guazzelli deverá fazer todos se emocionarem com suas canções de “tirar o chapéu”.
Estes artistas são ícones da música tradicionalista da região da Serra e responsáveis pelo clima de festa puro e envolvente.
Entre 14h e 18h, a Roda de Chimarrão, comandada por Éder Goulart (Rádio Clube), serão os líderes da festividade. Durante esta Roda de Chimarrão será possível degustar o tradicional mate (chimarrão), trocar experiências e participar de sorteios de brindes especiais.
Além disto, duas competições divertidas estarão em destaque: O desafio “Acerte quantos pinhões tem na pinha” e o concurso “Leve a maior pinha”, com prêmios exclusivos aos vencedores.
Gastronomia e cervejas artesanais de arrancar suspiros
Como não poderia faltar, a gastronomia estará em peso no evento, com food trucks de pratos exclusivos elaborados com o grande protagonista do dia: O pinhão. A parceria com o Núcleo de Negócios Cervejeiros da Associação Empresarial de Lages (Acil) propiciará uma seleção de cervejas artesanais, combinando com os pratos cujo pinhão é o ingrediente principal.
O evento é promovido pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Turismo e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Serra Catarinense.
Deixe seu comentário